Ex-atleta da Sogipa, Taciana Lima lutará por Guiné-Bissau no Rio-2016

Ex-judoca da equipe Oi/Sogipa Taciana Lima também lutará nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Representando Guiné-Bissau, país que seu pai nasceu, a atleta competirá no primeiro dia da judô, sábado, pela categoria ligeiro. Taciana classificou-se ao encerrar o ciclo olímpico na 10ª colocação do ranking mundial.
Desde que se naturalizou, em 2013, conquistou o tetracampeonato africano. Apenas neste ano, ela disputou oito competições no circuito internacional, chegando ao pódio em três delas – a medalha mais recente foi em junho, um bronze no Grand Prix de Budapeste. A ex-sogipana será a primeira judoca de Guiné-Bissau a lutar nos Jogos Olímpicos.
Atualmente, Taciana tem 32 anos. Nascida em Olinda, em Pernambuco, ela morou por quase toda a vida no Rio Grande do Sul, em Canoas, e treinava na Sogipa. Em 2012 conheceu o pai, que é de Guiné-Bissau, e em seguida deu entrada com os papéis para representar o país africano – até então já havia lutado pela Seleção Brasileira diversas vezes.
“Vou com a certeza de lutar para estar entre as quatro melhores”, projetou Taciana, que atualmente é atleta do Sporting Clube de Portugal, de Lisboa, onde mora. Antes de chegar ao Rio de Janeiro passou por um treinamentos de campo no Japão, em junho, e na Espanha, em julho. “É um sonho que estou realizando. Lutei por isso e vou dar o meu melhor”, garantiu.

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *