O judô gaúcho voltou a mostrar força na categoria sub-21 e faturou 12 medalhas na primeira edição da Taça Brasil de Juniores, realizada neste fim de semana, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, na Bahia. Das quatro equipes do Rio Grande do Sul inscritas no evento, três subiram ao pódio, sendo que a Sogipa foi a campeã no naipe masculino.
No cômputo geral da participação dos gaúchos na competição, foram três medalhas de ouro, três de prata e seis bronzes. Além disso, os atletas chegaram cinco vezes à quinta colocação, ficando de fora do pódio por pouco.
Campeã no masculino, a Sogipa foi a melhor dentre as equipes do Rio Grande do Sul, com três ouros e quatro bronzes. O GN União, com duas pratas e dois bronzes encerrou na 10ª posição geral da Taça Brasil. A Bilhar, de Passo Fundo, acabou na 15ª colocação, com uma medalha de prata. A canoense Kiai não chegou a subir no pódio, mas teve um quinto lugar.
Um dos principais destaques ficou por conta da categoria 66kg – a mesma em que o gaúcho João Derly sagrou-se bicampeão mundial, em 2005 e 2007. Nela, Daniel Cargnin (Sogipa) e Hiago Pirolo (GN União) protagonizaram uma final gaúcha, com o sogipano levando a melhor.
“Depois de conquistarmos resultados relevantes no Campeonato Brasileiro sub-21, repetimos a dose na Taça Brasil, o que comprova a qualidade dos nossos atletas e treinadores. A partir de agora é alçar voos mais altos, buscando torneios internacionais”, comenta o presidente da Federação Gaúcha de Judô, César Cação.
Ao todo, participaram 251 atletas da 1ª Taça Brasl de Juniores – 142 no masculino e 109 no feminino, de 82 clubes de 17 Federações. Os campeões garantiram presença na seletiva Tóquio-2020. A competição também valeu pontos no ranking nacional, que será o principal critério para a convocação da Seleção Brasileira que disputará o Campeonato Pan-Americano sub-21, em Córdoba, no início da julho.
MEDALHAS
OURO: Daniel Cargnin (66kg/Sogipa), Leonardo Gonçalves (100kg/Sogipa) e João Cesarino (+100kg/Sogipa);
PRATA: Daniel Passos (55kg/Bilhar), Gabriela Clemente (48kg/GN União) e Hiago Pirolo (66kg/GN União);
BRONZE: Victória Camargo (52kg/GN União), David Lima (73kg/Sogipa), Tiago Pinho (81kg/Sogipa), Aine Schmidt (70kg/Sogipa), Eduarda Vaz Rosa (78kg/GN União) e Yan Goulart (100kg/Sogipa).