Era Pindamonhangaba, mas às vezes quase parecia a Zona Norte de Porto Alegre, de tanto representante da Sogipa que havia no treinamento da Seleção Brasileira, a última atividade da equipe que representará o país no Masters de Guadalajara antes da competição. O torneio, derradeiro antes dos Jogos Olímpicos, começa a ser disputado na sexta-feira e distribui até 500 pontos no ranking mundial.
Reunindo quase 100 atletas, o treinamento iniciou na segunda e terminou nesta sexta-feira. Os atletas que disputarão o Masters passam o fim de semana em casa, mas já na terça-feira se reapresentam para o embarque para Guadalaraja, previsto para o dia seguinte.
Na comissão técnica do treinamento em Pindamonhangaba estiveram presentes o coordenador técnico do clube gaúcho, Antônio Carlos Pereira, o Kiko, além do professor Moacir Mendes Júnior, que também é campeão mundial de jiu-jitsu e ensinou técnicas de chão. O preparador físico Wagner Zaccani e a fisioterapeuta Alessandra Mottola também colaboraram no dia a dia dos atletas.
Dentre os atletas, além do trio Felipe Kitadai, Maria Portela e Mayra Aguiar, que embarcam para o México na preparação para o Rio-2016, estiveram os judocas David Lima, Leonardo Gonçalves, Lucas Jaenisch, Aine Figueiredo, Diego Caixeta, Rodrigo Lopes, João Cesarino, Renan Nunes, Jéssica Lima, Aléxia Castilhos, Daniel Cargnin, Rochele Nunes, Rafael Macedo e João Pedro Macedo.
“Foi um período excelente de treinamentos, com muito intercâmbio e aprimoramento de técnicas”, comentou Kiko. “Principalmente num momento como este, às vésperas das Olimpíadas, é importante que a interação entre clube e Seleção seja grande, porque se trabalha assim na convergência.”