Além dos mais de 100 atletas no tatame, o judô gaúcho também teve árbitros em ação no Campeonato Brasileiro Regional V, que ocorreu em Curitiba, no Paraná. Dentre eles, os senseis Leonardo Culau, Matheus Cunha Lima, Robson Prade e André Garcia realizaram a prova para árbitro nível nacional categoria C e foram aprovados.
Diretor de arbitragem da Federação Gaúcha de Judô, o sensei Luiz Alberto Moraes destacou a aprovação do quarteto, afirmando que a aprovação atualiza a arbitragem no Rio Grande do Sul. “Nossa arbitragem estava meio defasada e agora estamos tentando recuperar o tempo perdido”, reconheceu.
Ele disse que, em breve, os árbitros gaúchos devem participar de um seminário em Florianópolis e que espera poder ter mais profissionais para aprovar no exame para nível nacional, que será em Porto Alegre em 2017.
O sensei Moraes salientou que “uma boa arbitragem é fundamental” para boas lutas de judô e exaltou os árbitros do Estado: “Acompanho todos os campeonatos nacionais e posso garantir que a nossa arbitragem é uma das melhores do país”.