Com uma delegação de mais de 100 atletas, a Seleção Gaúcha encara o Campeonato Brasileiro Regional V neste fim de semana. A competição, a primeira em nível nacional da temporada 2016, reúne judocas de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo e, neste ano, será disputada em Curitiba.
A equipe do RS foi definida em seletiva realizada dia 12 de março, em Porto Alegre. De lá para cá, os treinos nos clubes foram no evento. O time gaúcho conta com atletas de 13 equipes: GN Gaúcho, Sogipa, Gaba, Bilhar, GN União, ATC, Kiai, Physio, Recreio da Juventude, Tatsuya, Ajusc, Holsten e Agra. Para comandar o grupo foram escalados 10 treinadores: Luiz Bayard, Daniel Pires, Carlos Camilo, Leandro Freire, Sandro Nery, Rafael Garcia, Giovani Cruz, Rodrigo Bilhar, Christian Alderete e Filipe Cassanego.
O chefe da delegação gaúcha em Curitiba, professor Cláudio Martins, afirma que o alto número de representação de clubes na seleção reflete o trabalho desenvolvido pela Federação Gaúcha de Judô: “As seleções hoje são mais plurais em questão do trabalho desenvolvido pela diretoria técnica e da gestão passada da FGJ. O nível técnico está se equivalendo entre interior e Capital”, comenta. “Isso é muito salutar para o judô gaúcho.”
Martins destaca a importância do torneio tanto para os atletas mais experientes quanto os mais novos: “É muito importante as categorias de base ganharem experiência, numa competição fora do Estado. Para o pessoal que já é de nível de seleção, como é o caso de vários, maior manter o ritmo de competição”.
O Brasileiro Regional terá disputas desde a categoria sub-13 até o sênior. Ao lado de novos praticantes do judô haverá atletas como Rafael Godoy, campeão mundial sub-21 em 2014 e Natália Martins, que há três semanas subiu no pódio de um torneio na Europa representando a Seleção Brasileira sub-18.
A relação da delegação completa está disponível no boletim 16/2016.