No primeiro compromisso internacional das categorias de base da Seleção Brasileira em 2016, o Rio Grande do Sul estará presente. Contando com cinco atletas e um técnico gaúchos, a delegação do Brasil parte nesta quarta-feira à Alemanha, onde compete no fim de semana.
Diretor técnico da Federação Gaúcha de Judô, o professor Luiz Bayard será um dos treinadores da equipe masculina, que lutará em Bremen no fim de semana. É a primeira vez que ele ocupa um cargo na comissão técnica do time nacional.
Ele comandará o passo-fundense Alexandre Meneghini, campeão da seletiva nacional sub-18 em 2015. Atleta da Bilhar Judô, ele fará sua estreia no circuito europeu. “É a primeira vez que ele viaja sem o seu sensei por perto. É um processo de amadurecimento na carreira dele”, comenta o professor dele na Bilhar Judô, Rodrigo Bilhar.
Pela seleção feminina, as gaúchas Gabrielle Gonzaga (GN União), Eduarda Vaz Rosa (GN União), Natália Martins (GN União) e Nicole Franzoi (Sogipa) tentarão medalhas para o Brasil, que vai entrar em ação na cidade de Bad Blankenburg. Além das competições, os atletas participarão de um treinamento de campo.
As competições valem pontos tanto nos rankings nacional quanto internacional, que são utilizados como critérios para futuras convocações para eventos internacionais.