Em meio às disputas da seletiva para o Campeonato Brasileiro Regional, a Federação Gaúcha de Judô oficializou quatro promoções de kodanshas do Estado. As novas graduações haviam sido definidas pela CBJ no mês passado e foram homologas neste sábado.
O sensei Almerindo Batista foi promovido a oitavo dan da faixa preta. Já os senseis Fernando Kuse, Sérgio Zimermann e Terou Obata agora são sétimo dan. Eles receberam os diplomas das novas graduações de crianças que iniciaram há pouco no judô.
O presidente da FGJ, César Cação, explicou que a medida visou aproximar mais a comunidade do judô gaúcho. “Normalmente as promoções acontecem no fim do ano, mas estamos fazendo em uma competição para que as pessoas vejam e entendam mais o papel do kodansha”, disse. “Eles foram atletas, começaram na faixa branca também. Talvez uma criança desses receba a faixa coral daqui a 20, 30 anos”, complementou.
Cação também elogiou o currículo dos quatro. “A promoção destes professores é, sem dúvida, merecida. Eles trabalharam a vida inteira pelo judô do Estado”, exaltou. “É uma promoção por mérito.”