João Derly envia recurso para fomentar judô na Fronteira

O judô da fronteira irá ganhar um investimento de peso. A cidade de Santana do Livramento irá receber um Centro de Treinamento voltado para a modalidade em breve. O local será construído após efetivação da emenda parlamentar do deputado federal João Derly (Rede-RS) e atenderá jovens do ensino público da cidade, que atualmente conta com cerca de 85 mil habitantes.
“O judô tem inúmeras qualidades que seus praticantes conhecem muito bem. Em Livramento, o futuro centro de treinamento focará mais nos iniciantes do que no alto rendimento, que é uma consequência deste trabalho. Focamos, sim, nos benefícios que o judô propicia às crianças, como conhecer novos movimentos, melhorar a coordenação e explorar o domínio corporal”, destaca o deputado.
A ser construído em uma área central, facilitará o acesso à população da cidade e também, futuramente, fomentará parcerias para proporcionar aulas e levar a modalidade a um maior número de alunos da rede pública. Atualmente existem 44 escolas municípios na rede municipal. Algumas delas oferecem aulas de judô, mas já não conseguem acompanhar a demanda pelo esporte. “A construção do centro irá, certamente, fazer crescer o número de praticantes do esporte na cidade, que terá mais locais para a sua prática”, ressalta Derly, até hoje o único brasileiro bicampeão do mundo de judô.
Centro trará novo impulso ao esporte de Livramento
Para o professor Airton Silva, o futuro Centro Municipal de Treinamentos será um grande impulso não apenas no judô, mas no esporte de Livramento. “Só vem a acrescentar às nossas crianças”, resume. Conforme o professor, o esporte do município tem sofrido com o corte de gastos e muitas crianças – em especial as carentes – têm deixado de praticar a modalidade devido aos custos. “Com a criação do centro, as crianças carentes poderão ter acesso ao judô. Nossos melhores atletas estão vindo de bairros mais pobres e justamente eles não têm condições de bancar um quimono e viajar para competir.”
Com o Centro, o ensino também irá melhorar, acredita Airton. “Poderemos ter um espaço para desenvolver um trabalho melhor. Tendo um espaço e um tatame, que não esteja gerando custos como o de aluguel, temos como investir mais no atleta”, argumenta ele, que comanda a academia Kodokan, a qual 40% dos judocas são bolsistas. “Além de incentivar a melhoria da qualidade e do ensino de judô vamos abrir mais vagas para que essas crianças”, diz. “Isso graças ao deputado João Derly, que é oriundo do meio esportivo, acreditou no projeto e no esporte de Livramento.”

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *