O circuito estadual de judô se despede da temporada 2015 neste sábado. As equipes gaúchas se enfrentam no Campeonato Estadual principal, que será realizado em Canoas. A competição, que é a mais importante do ano, reunirá mais de 500 atletas de 27 clubes no Ginásio Municipal Centro Olímpico, no bairro Igara. A entrada é franca.
• Acesse a programação completa
“Este é o momento mais esperado da temporada, que os atletas se preparam mais vêm mais fortes para o tatame, afinal o nosso maior evento”, descreve o diretor técnico da Federação Gaúcha de Judô, Luiz Bayard.
Dona de uma hegemonia que já dura quase três décadas no Gauchão, a Sogipa mais uma vez vai forte, com uma delegação superior aos 100 atletas. Contudo, terá de enfrentar outros times com equipes numerosas, como o GN União, que terá 69 representantes, e a Kiai, que terá apoio da torcida da cidade aos seus 70 representantes.
Outro atrativo são as equipes do interior, que lutarão motivadas pelo ótimo resultado conquistado pela Academia Rodrigo Bilhar na semana passada. O time de Passo Fundo teve dois campeões na Seletiva Nacional da Base, Daniel Passos e Alexandre Meneghini, que estarão em Canoas.
“Teremos um campeonato nivelado entre equipes de Porto Alegre, Região Metropolitana e Interior do Estado. Isto é ótimo, pois mostra que o judô gaúcho está evoluindo de maneira uniforme, fruto de um trabalho enfatizado há oito anos pela FGJ. Quem ganha é a modalidade e seus apreciadores”, ressalta Bayard. “Este é o último torneio realizado pela atual gestão da FGJ e notar este equilíbrio nos dá satisfação.”
Neste ano, o Estadual foi dividido em três partes, sendo que duas já ocorreram entre o fim de outubro e novembro. Na competição por equipes, a Sogipa foi campeã. Na Divisão de Acesso, destinada apenas a atletas até faixa laranja, a Physio ficou com o troféu.