Quatro dias de evento, incontáveis combates. Onze técnicos, 57 atletas inscritos, 11 atletas classificados na Seletiva Nacional da Base – cinco no sub-18 e seis no sub-21. Quatro campeões, oriundos de três equipes de duas cidades do Rio Grande do Sul, Porto Alegre e Passo Fundo.
Esses foram os principais números do judô gaúcho na Seletiva Nacional da Base, que foi realizada de quinta-feira a domingo, em Lauro de Freitas, na Bahia. O evento, que contou com atletas de 25 estados do país, definiu os atletas que saem na frente por um lugar na Seleção Brasileira que lutará torneios internacionais em 2016.
Os campeões da seletiva também serão convocados para um treinamento de campo nacional, a ser definido pela CBJ. Dentre os atletas que representaram o Rio Grande do Sul, Alexandre Meneghini, Daniel Passos, Gabriela Clemente e Giovana Pernoncini conquistaram o primeiro lugar.
“Sei que não foi fácil chegar aonde cheguei e sei quantas vezes bati na trave, mas eu consegui chegar mais uma vez no lugar mais alto”, comemorou Daniel, que fechou com chave de ouro uma temporada que teve, inclusive, o título do Brasileirão sênior. Colega de equipe, Alexandre superou grave lesão para chegar ao pódio.
Gabriela Clemente, que está em seu primeiro ano de GN União, disputou o Mundial sub-18 em 2015 e foi direto ao lugar número 1 no sub-21. “Agora é treinar e evoluir cada vez mais”, contou a atletas, que confessou ter iniciado a seletiva de forma muito nervosa. Giovana Pernoncini foi sucinta após o esforço: “Felicidade inexplicável”.
Gaúchos classificados na seletiva:
SUB-18
Masculino: Alexandre Meneghini* (73kg/Bilhar), Yuri Silva (+90kg/Sogipa)
Feminino: Natália Martins (44kg/GN União), Nicole Franzoi (52kg/Sogipa) e Eduarda Vaz Rosa (70kg/GN União)
SUB-21
Masculino: Daniel Passos* (55kg/Bilhar), Rodrigo Lopes (60kg/Sogipa), Hiago Pirolo (66kg/GN União) e João Cesarino (+100kg/Sogipa);
Feminino: Gabriela Clemente* (48kg/GN União), Giovanna Pernoncini* (57kg/Sogipa)
*atletas campeões em suas categorias