A Associação de Judô Santa Cruz (Ajusc/Unisc) foi uma das entidades contempladas na 24ª edição do Baile da Comenda Rotária, em Santa Cruz do Sul, no fim de semana passado. O evento, realizado anualmente, reconhece personalidades e empresas da cidade com a comenda rotária e destina valores arrecadados com a festa a entidades benemerentes da cidade. Outras duas instituições foram agraciadas no evento, além da Ajusc/Unisc, que foi reconhecida pelo projeto Judô Cidadão, que atende cerca de 480 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, e conta com apoio de entidades como a Universidade de Santa Cruz do Sul e a Confederação Brasileira de Judô (projeto Avança Judô) entre outros. A Ajusc/Unisc recebeu placa e medalha alusivas no evento.
O prêmio é um reconhecimento ao trabalho da entidade, realizado em prol da comunidade santa-cruzense e pela sua história no município – a Ajusc já realiza atividades há 14 anos. Parte do valor arrecadado no baile da Comenda Rotária com contribuições do comércio santa-cruzense será aplicado nos projetos sociais da associação.
O diretor da entidade e presidente da Federação Gaúcha de Judô, Carlos Eurico da Luz Pereira, destaca que o Baile da Comenda Rotária é, também, uma oportunidade de divulgação dos projetos sociais da Ajusc/Unisc: “Ficamos muito felizes pelo reconhecimento e pela oportunidade de divulgarmos nosso trabalho proporcionado pelos amigos rotarianos”, disse. “Como se não bastasse, ainda destinaram uma parte do lucro do baile à nossa entidade, o que muito irá nos ajudar a perpetuar nossos atendimentos, neste difícil ano para todas entidades e sociedade em geral”, complementou. A escolha das entidades contempladas no Baile da Comenda Rotária é feita por indicação da diretoria do Rotary Club, juntamente com a comissão do evento. Além da Ajusc/Unisc, também foram contempladas o Rotary Cidade Alta e o Educandário Thales Theisen.
O presidente do Rotary Club de Santa Cruz do Sul, Ivo Alberto Sehn, revelou que foi um dos defensores da destinação dos recursos à Ajusc/Unisc. “Eu levei o projeto da Ajusc ao Rotary e todos ficaram encantados com o fim a que se propõe a entidade em termos de formação do caráter e personalidade das crianças, além da inclusão social. Este é o mérito do projeto Judô Cidadão e o Rotary faz esse reconhecimento social”, destacou Sehn.
Esta, porém, não é a primeira vez que a Ajusc/Unisc recebe doações do Rotary Club de Santa Cruz do Sul. Em agosto deste ano, o Rotary junto com o Muller Supermercado realizou a Noite das Massas, Queijos e Vinhos, cuja arrecadação também foi destinada à Ajusc. A exemplo do que ocorrerá com o recurso recebido no Baile da Comenda Rotária, o valor foi integralmente destinado a projetos sociais da associação.
Judô gratuito a quase 500 jovens
Atualmente a instituição atende cerca de 480 crianças e adolescentes de forma gratuita através de projetos sociais, com parcerias que fazem o judô chegar a diversos bairros carentes de Santa Cruz do Sul. A Ajusc/Unisc conta com patrocínio de entidades como a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Unimed VTRP, Radson Centro de Radiologia, Imuniza Clinica de Vacinas, Laboratório de patologia Rocha e Gonzatti, e o apoio de entidades como Rotary Club Santa Cruz, Rotary Club Santa Cruz Oeste e Lions Clube Centro Santa Cruz do Sul.
A Ajusc/Unisc já tem 14 anos de trabalhos realizados em Santa Cruz do Sul. Em 2014, foi considerada entidade de utilidade pública municipal e no mesmo ano que se tornou um polo do projeto Avança Judô, da CBJ, em parceria com a Infraero e, junto ao Departamento de Marketing Esportivo da Unisc, foi uma das responsáveis pela escolha da Cidade de Santa Cruz do Sul como subsede dos Jogos Olímpicos de 2016.