A gaúcha Mayra Aguiar voltou ao pódio do circuito internacional neste domingo. A judoca da categoria meio pesado faturou a medalha de prata do Grand Slam de Abu Dhabi. Foi a primeira competição de Mayra após a participação no Mundial deste ano.
Com o resultado, Mayra somou 300 pontos no ranking mundial, o que lhe rendeu duas posições na lista – atualmente a judoca da Oi/Sogipa é a número 9 do mundo.
Em Abu Dhabi, Mayra foi ao tatame quatro vezes. No primeiro confronto passou com dificuldade pela sul-coreana Mi-Young Choi. Mas no segundo, carimbou o passaporte à semifinal com ippon sobre a inglesa Natalie Powell.
A vaga na decisão foi uma reedição da final do Mundial-2014. E, outra vez, deu Mayra, que derrotou a francesa Audrey Tcheumeo com um yuko de vantagem. Na final, a luta foi contra a Marhinde Verkerk, da Holanda. A europeia encaixou o estrangulamento e ficou com o ouro do torneio.
O Brasil encerrou o Grand Slam de Abu Dhabi com duas pratas – além da de Mayra, Erika Miranda havia subido ao pódio no primeiro dia. No sábado, Rafael Macedo e Maria Portela lutaram, mas não chegaram a avançar à disputa por medalhas.