O Campeonato Mundial sub-21 começou para cinco judocas da equipe Oi/Sogipa. Aléxia Castilhos (63 kg), Lucas Rembrandt (55 kg), Daniel Cargnin (66 kg), Tiago Pinho (81 kg) e João Cesarino (+100 kg) iniciam nesta quinta-feira a concentração no Centro de Treinamentos de Pindamonhangaba, no interior de São Paulo. Dia 19 o grupo embarca para Abu Dhabi, onde será a competição.
As lutas nos Emirados Árabes Unidos estão programadas para ocorrer entre os dias 23 e 26 de outubro. No dia 27 será a competição por equipes. Ao todo, a Seleção Brasileira terá 20 atletas.
Quatro dos cinco judocas sogipanos que foram convocados estão entre os dez melhores no ranking mundial sub-21: Daniel Cargnin (66kg), que assumiu recentemente a primeira posição; os meio-médios Tiago Pinho, na sétima posição, e Aléxia Castilhos, no nono lugar; e o pesado João Cesarino, que está na quinta colocação.
O Brasil possui 54 medalhas em Mundiais de Juniores, sendo 12 ouros, 15 pratas e 27 bronzes. A última edição da competição foi disputada ano passado em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos. Os brasileiros voltaram para casa com três medalhas, entre elas o ouro conquistado pelo sogipano para Rafael Macedo, na categoria no meio-médio.