Presidente da FGJ será promovido ao 6º Dan da faixa preta

O presidente da Federação Gaúcha de Judô, Carlos Eurico da Luz Pereira, será promovido ao sexto grau da faixa preta nesta semana. A nova graduação faz do dirigente o 20º kodansha promovido pela FGJ em toda sua história e será recebida durante o Open Brasil de veteranos, em Santa Cruz do Sul, neste sábado. A cerimônia na qual ocorrerá a promoção será prestigiada por diversas autoridades do judô em nível nacional – como o presidente da Federação Paulista, Alessandro Puglia – e regional, como os senseis Juarez Weinmann, César Cação, Claudio Martins, entre outros.
Judoca desde 1978, quando começou a treinar com o professor Roque Oscar Hermes na Academia Wakinkawa, de São Gabriel, Carlos Eurico está na diretoria da FGJ desde 2008. Além de comandar a FGJ, ele também é diretor técnico e fundador da Ajusc/Unisc – quarta colocada no ranking estadual de 2014 e que conta com quase 600 alunos, em Santa Cruz do Sul.
Devido a questões particulares, o sensei Hermes não poderá participar da cerimônia no sábado, mas enviou um presente: um quadro com uma foto de mais de 30 anos atrás, com a turma de treinamentos de Carlos Eurico à época. A imagem esteve na parede da academia onde Carlos iniciou a treinar por mais de 30 anos. Presentes como esse mexeram com a emoção do dirigente, que já imagina como será a troca de faixa: “Tenho uma vida inteira de dedicação ao judô, mas este, acredito, será um momento especial, diferente”, comenta Carlos Eurico, faixa preta desde 1990. “E fico especialmente feliz com a presença e a mensagem de amigos neste momento.”
Professor de Carlos Eurico quando ele treinou em Santa Maria, Paulo Rabelo Leal, que hoje reside em Brasília (DF), ficou contente com a promoção do ex-aluno, que começou a treinar na equipe quando era faixa marrom. “Chamou minha atenção a sua força de vontade, determinação e a bombinha para a asma que ficava na beira do tatame. Tenho muita admiração e orgulho de ser seu amigo, principalmente pelo desafio que enfrentou e continua enfrentando de conciliar a sua vida profissional e familiar com a missão de comandar o judô gaúcho”, afirmou. “Mas não me espanto, pois o amigo tem dentro dele a energia e força do povo gaúcho que não nega uma peleia.”
Colega de chapa na eleição para a presidência da Federação Gaúcha de Judô em 2008, o dr. Juarez Weinmann também parabenizou o amigo “disciplinado, trabalhador, lutador, determinado, estudioso e, com uma característica incomum entre as pessoas de sucesso, generoso”. Para Weinmann, ex-vice-presidente da FGJ, Carlos Eurico dividiu seus dons com a comunidade, em níveis local, regional e estadual. “Chegar ao sexto grau da faixa preta e à kodansha é merecido por sua trajetória. Agrega ao grupo de professores de alta graduação suas qualificações e respeitabilidade”, destacou.
O presidente da Confederação Brasileira de Judô, Paulo Wanderley, apesar de não poder estar presente, parabenizou o dirigente gaúcho, enviando uma mensagem nesta semana. Da mesma forma, o bicampeão mundial e hoje deputado federal, João Derly, nomeado Embaixador do Judô há poucos dias, enviou congratulações.

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *