Ainda não foi desta vez que Mayra Aguiar chegou ao topo do pódio dos Jogos Pan-Americanos. A judoca gaúcha da Oi/Sogipa chegou à final nesta terça-feira, em Toronto, mas foi superada pela rival Kayla Harrison e ficou com a medalha de prata – igualando o resultado do Rio-2007, quando ela tinha 15 anos.
Foi o 14º confronto entre as duas atletas, que são as atuais campeãs olímpica (Kayla) e Mundial (Mayra). Agora, a série histórica está empatada em sete a sete. A revanche de Mayra pode ocorrer no mês que vem, na disputa do Mundial sênior, em Astana, Cazaquistão.
Antes de chegar à final, Mayra lutou duas vezes. Na estreia, ela derrotou a mexicana Liliana Cardenasr por ippon. Na semifinal, a gaúcha venceu após um confronto equilibrado com a cubana Yalennis Castillo. A final com Kayla, como era previsto, foi bem equilibrado e acabou decidida apenas na punição – Mayra levou um shidô, enquanto a norte-americana não foi punida, o que lhe garantiu o bicampeonato dos Jogos Pan-Americanos.
Sogipanos ficam com três medalhas e Brasil lidera no judô
Em Toronto, o judô gaúcho alcançou 100% das medalhas possíveis. Desta vez não veio nenhum ouro, mas houve duas finais – uma mais que Guadalajara-2011. Além de Mayra, Kitadai também faturou a prata. No médio, Maria Portela repetiu o bronze de quatro anos atrás. Agora, o judô gaúcho passa a somar nove medalhas no histórico do Pan: três ouros (João Derly e Tiago Camilo/Rio-2007 e Felipe Kitadai/Guadalajara-2011), três pratas (Mayra Aguiar/Rio-2007 e Toronto-2015 e Felipe Kitadai/Toronto/2015) e três bronzes (Mayra Aguiar/Guadalajara-2011 e Maria Portela/Guadalajara/2011 e Toronto/2015).
Brasil lidera quadro de medalhas do judô
Ainda que não tenha alcançado a meta de conquistar medalhas em todas as 14 categorias da modalidade, o judô chegou bem perto, com 13 pódios. Ao fim das disputas, a Seleção Brasileira liderou o quadro de medalhas do judô, com cinco ouros, duas pratas e seis bronzes. Cuba ficou na segunda colocação, com três ouros, três pratas e oito bronzes. O quadro de medalhas completo da modalidade está disponível neste link.