Em Toronto, judô gaúcho poderá alcançar a nona medalha em Jogos Pan-Americanos

A partir deste sábado e novamente representado por atletas da Oi/Sogipa, o judô gaúcho entra em ação nos Jogos Pan-Americanos. Em Toronto, Felipe Kitadai (60 kg), Maria Portela (70 kg) e Mayra Aguiar (78 kg) tentarão trazer ao Estado mais três medalhas da maior competição poliesportiva do continente.
Nesta sexta-feira, véspera do primeiro dia de combates, eles irão conhecer seus adversários na caminhada até um eventual pódio. Kitadai será o primeiro a entrar no tatame, já neste sábado. Maria Portela luta na segunda-feira e Mayra, na quarta. As finais estão programadas para começar sempre às 19h (horário de Brasília).
Judô gaúcho tem seis pódios em Jogos Pan-Americanos
O trio sogipano buscará fazer de Toronto-2015 a terceira edição consecutiva na qual o judô gaúcho volta com medalhas. No Rio-2007 e em Guadalajara-2011 foram conquistadas seis medalhas. Ao todo foram três ouros, uma prata e dois bronzes.
Em 2007, João Derly e Tiago Camilo, que então lutava pela Sogipa, faturaram a medalha de ouro em um torneio que foi praticamente o aquecimento para ambos serem campeões mundiais logo depois, também no Rio. Uma adolescente Mayra Aguiar, então com 15 anos, mostrou seu potencial, sendo vice-campeão em seu primeiro grande resultado em nível internacional pela Seleção Brasileira sênior.
No México quatro anos mais tarde foi a vez do recém-contratado pelo clube gaúcho, Felipe Kitadai, se destacar. Ele ganhou o ouro no início de uma jornada que teve seu auge no pódio olímpico de Londres, no ano seguinte. Mayra Aguiar dessa vez levou o bronze, assim como Maria Portela.
Trio chega com mais experiência
Os três, que já estão convocados para o Mundial-2015, repetiram a classificação para Toronto-2015. E agora vão com mais experiência na bagagem. Portela, por exemplo, é uma das atletas mais convocadas da Seleção Brasileira. Desde o Pan de Guadalajara, ela representou o Brasil em mais de 30 competições mundo afora, subindo no pódio em 14 delas, com destaque ao título mundial militar, em 2013.
Felipe Kitadai se destaca pela soberania no continente. Aos 25 anos, ele é pentacampeão continental e atual campeão dos Jogos Pan-Americanos. Além disso, conquistou a primeira medalha do Brasil em Londres-2012, um bronze.
Já Mayra Aguiar é uma das mais constantes atletas brasileiras entre todas as modalidades. A última competição em que a gaúcha ficou fora do pódio foi em 2011. Aos 23 anos, Mayra vai para a sua terceira disputa de Jogos Pan-Americanos. Com uma prata e um bronze, ela busca o seu primeiro ouro e se respalda no peso de seu currículo que a aponta como a atual campeã mundial e medalhista olímpica em Londres.

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *