Novo Hamburgo será a capital do judô gaúcho neste sábado. A cidade do Vale do Sinos receberá a sétima etapa do circuito estadual 2015, a Copa Novo Hamburgo. No evento, os atletas também poderão disputar vagas da Seleção Gaúcha sub-23, que disputará o Campeonato Brasileiro da categoria. As lutas iniciam às 9h15, na Sociedade Ginástica Novo Hamburgo, com entrada franca.
Cerca de 460 atletas de 25 equipes gaúchas participarão da competição – 150 deles apenas da Divisão de Acesso, categoria destinada a judocas de graduações até faixa laranja. A seletiva para equipe gaúcha sub-23 tem 38 judocas inscritos. Eles lutarão por uma das 16 vagas (oito no masculino e oito no feminino) na Seleção do RS. O Brasileirão sub-23 será em agosto, na Bahia.
A Copa Novo Hamburgo também conta pontos no ranking estadual, o qual Kiai, Sogipa e GN União disputam pódio a pódio a liderança. Kiai e GN União chegarão ao Vale do Sinos com as maiores delegações – 70 atletas, cada. A Sogipa terá 38 representantes.
“Teremos motivos de sobra para que belas e disputadas lutas em Novo Hamburgo. Estamos na metade da temporada e também há a seletiva sub-23”, observa o presidente da Federação Gaúcha de Judô, Carlos Eurico da Luz Pereira.
No mesmo dia da Copa Novo Hamburgo, a Seleção Brasileira de judô inicia a sua participação nos Jogos Pan-Americanos. O sogipano Felipe Kitadai (60 kg) tentará o bicampeonato. “Estaremos em Novo Hamburgo com certeza torcendo por nosso atleta em Toronto”, garante o dirigente.
A programação está disponível neste link.