Judô gaúcho busca vagas na Seleção Brasileira na última disputa do ano

A definição dos planos para a temporada 2015 ocorre neste sábado para nove judocas do Rio Grande do Sul. Eles participarão, no Rio de Janeiro, da última etapa da seletiva Rio-2016. A disputa definirá os integrantes da Seleção Brasileira que disputarão torneios internacionais no ano que vem. A pontuação nessas competições definirá os classificados para os Jogos Olímpicos.
Os “gaúchos” que lutarão na seletiva são Milena Mendes (52 kg), Maria Portela (70 kg) e Rochele Nunes (+78 kg); Diego Santos (60 kg), Rafael Macedo (81 kg), Clóvis Braga (90 kg), Horácio Antunes (100 kg), Renan Nunes (100 kg) e João Cesarino (+100 kg). Do grupo, apenas Clóvis, atleta da Kiai, não é da Oi/Sogipa.
Para chegarem à seletiva, eles precisaram ser campeões brasileiros nas categorias sub-21, sub-23 ou sênior, do Troféu Brasil ou estão bem ranqueados no ranking mundial. Os participantes do Mundial sub-21 também estão na relação, como Rafael Macedo, que foi medalha de ouro no torneio.
Ao todo, 98 atletas de 17 estados diferentes disputarão a seletiva. Eles disputam entre uma a três vagas por categoria – o número varia devido a algumas categorias ja terem um ou mais atletas confirmados para o próximo ano.
Coordenador técnico da Oi/Sogipa, Antônio Carlos Pereira, o Kiko, garante confiança, apesar das baixas de última hora: “Iríamos com 11, mas tivemos três lesionados (João Pedro Macedo, Henrique Miniskowsky e Rodrigo Lopes). Ainda assim estamos bem preparados”.
Na atual temporada, a Sogipa teve seis atletas na Seleção principal. Além de Felipe Kitadai e Mayra Aguiar, já confirmados para 2015, Diego Santos, Renan Nunes, Maria Portela e Rochele Nunes também integraram o grupo. A meta é manter a mesma quantidade: “Visamos pelo menos o mesmo número. É um desafio difícil, mas queremos manter o mesmo número”, afirmou.

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *