A Oi/Sogipa manteve a escrita que repete há 26 anos: conquistou o título do Campeonato Estadual, que teve a fase final disputada neste sábado, no Ginásio Municipal de São Leopoldo. A competição reuniu mais de 800 atletas de 31 equipes gaúchas.
Com a confirmação da conquista neste sábado, os sogipanos alcançam o 26º título gaúcho consecutivo. A hegemonia do clube de Porto Alegre dura desde 1988, tendo grandes nomes do judô do Rio Grande do Sul defendendo suas cores.
Depois de conquistar o Gauchão sênior em agosto, a equipe sogipana confirmou o 26º título gaúcho ao somar mais pontos neste sábado. O GN União e a Kiai seguiram o clube de Porto Alegre, na segunda e terceira colocações, respectivamente. Em quarto ficou a Ajusc/Unisc e, em quinto, o GN Gaúcho. A pontuação oficial será divulgada no site da FGJ na segunda-feira.
Além das centenas de lutas, o Estadual também teve outros momentos de destaque, como a entrega das novas graduações ao campeão mundial sub-21, Rafael Macedo (ni dan), e ao bicampeão mundial João Derly (go dan). Logo em seguida, Rafael entrou no tatame e não deu chance aos adversários, sagrando-se campeão gaúcho pela primeira vez.
O judô gaúcho ainda deu um show de solidariedade, ao ter arrecadado mais de meia tonelada de alimentos não perecíveis, que serão distribuídos a instituições de caridade de São Leopoldo, selecionadas pelo gabinete da primeira-dama do município.