Inspirado nos grandes resultados que as categorias de base conquistaram nos Campeonatos Brasileiros já disputados neste ano, os atletas da Seleção Gaúcha sênior encaram a disputa da sua categoria neste fim de semana. O Brasileirão de judô ocorre neste sábado e domingo, em Fortaleza, no Ceará.
O Rio Grande do Sul vai para o evento com 13 atletas – oito no masculino e cinco no feminino. Definida em agosto, a equipe conta com judocas – todos da Oi/Sogipa – com passagens pela Seleção Brasileira para consolidar um recorde histórico para o judô gaúcho. O desempenho em torneios nacionais neste ano superou as temporadas anteriores e, em cinco Campeonatos Brasileiros já disputados (sub-13, sub-15, sub-18, sub-21 e sub-23), os gaúchos já subiram no pódio 49 vezes.
E tão importante quanto a busca por medalhas é a conquista de uma vaga na seletiva nacional, para a qual se classificam os campeões. Nela serão definidos os judocas que integrarão a Seleção Brasileira em 2015 no circuito internacional – em que as competições valem pontos para o ranking internacional, que é critério de classificação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
“Há muito em jogo e por isso fizemos um trabalho específico para esta competição”, revela o professor Antônio Carlos Pereira, o Kiko, que será o técnico da Seleção Gaúcha no torneio. “Neste ano o judô gaúcho viveu um grande momento em competições nacionais. Em Fortaleza queremos manter este embalo.”
• Atletas classificados
Masculino
55 kg – Lucas Rembrandt (Sogipa)
60 kg – Rodrigo Lopes (Sogipa)
66 kg – Afonso Baldigem (Sogipa)
73 kg – João Pedro Macedo (Sogipa)
81 kg – Lucas Pascal (Sogipa)
90 kg – Henrique Miniskowsky (Sogipa)
100 kg – Horácio Maciel (Sogipa)
+100 kg – Renan Nunes (Sogipa)
Feminino
44 kg – Nenhuma atleta classificada
48 kg – Nenhuma atleta classificada
52 kg – Milena Mendes (Sogipa)
57 kg – Manoella Braga (Sogipa)
63 kg – Aléxia Castilhos (Sogipa)
70 kg – Mariana Braga (Sogipa)
78 kg – Melina de Sá (Sogipa)
+78 kg – Nenhuma atleta Classificada