Ficha 1 do Open Brasil de Veteranos, judoca superou câncer e segue nos tatames

Praticante de judô há 17 anos, o hoje professor da modalidade e de educação física Argeu Henrique da Silva Cardoso não perdeu tempo. Ele foi o primeiro a se inscrever no Brasil Open de Veteranos, que será disputado no mês que vem em São Leopoldo. Visando o Mundial da categoria, ele garante que a ficha 1 no torneio lhe dá mais motivação para lutar no Rio Grande do Sul. “Vou com ainda mais vontade de competir.” E ai de quem duvidar da força de quem já superou até um câncer para seguir nos tatames.
O torneio em São Leopoldo será o segundo que Argeu, 33 anos e morador de São Paulo, disputará em solo gaúcho. A primeira vez foi há dois anos, no Sul-Americano em Santa Cruz do Sul: “Foi minha primeira competição na categoria”, recorda ele, que atualmente treina em duas academias, o Crec e na Associação Okinawa.
A medalha, na ocasião, foi a de bronze. Mas o resultado para o então recém-promovido à faixa preta era o que menos importava em Santa Cruz do Sul. Pouco tempo antes, em 2011, Argeu havia descoberto que estava com câncer. Na luta pela vida, o judô foi decisivo: “Achei que tudo poderia terminar ali mesmo. Então coloquei em minha cabeça que seria uma luta na qual eu havia perdido e que tinha que me levantar e lutar novamente, afinal foi isso que aprendi no judô: que logo depois de uma derrota, sempre levantamos para continuar. Assim foi essa luta por cinco meses de quimioterapia”.
Vencido o câncer, já em 2012, Argeu retomou os treinamentos e o Sul-Americano em Santa Cruz do Sul foi o primeiro evento que disputou. E foi um marco. “Aquela competição me deu mais vontade de competir, me encheu mais ainda de esperanças que minha vida, após toda aquela turbulência, continuava”, diz. “A partir dali então não parei mais de competir na categoria Master.”
Além de Argeu, outras centenas de atletas estarão presentes em São Leopoldo nos dias 15 e 16 de agosto. Organizadora do torneio, a Federação Gaúcha de Judô recebe inscrições até 4 de agosto. A programação completa está disponível em versões em português e espanhol.

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

2 respostas

  1. Tive e tenho o orgulho de acompanhar a trajetória desse grande vencedor. Argeu é umas das pessoas que mais me ensina dentro e fora dos tatames. Para mim é e sempre será o maior vencedor!

  2. Esse cara é merecedor, batalhador, muito bom ter te conhecido meu querido, que deus te ilumine sempre na sua vida e saiba q estou muito feliz em te ver nos treinos. Boa sorte guerreiro, e saiba que vc já tem o maior titulo na sua vida. Um abraco thiago judoosasco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *