A Confederação Brasileira de Judô convocou na manhã desta quarta-feira a equipe que irá representar o país no Campeonato Mundial, que ocorre no mês que vem em Chelyabink, na Rússia. Os sogipanos Mayra Aguiar (78 kg), Rochele Nunes (+78 kg) e Felipe Kitadai (60 kg) foram confirmados no time.
Ao todo, o Brasil terá 18 atletas. Além do trio da Oi/Sogipa, Sarah Menezes, Erika Miranda, Rafaela Silva, Ketlyn Quadros, Mariana Barros, Bárbara Timo e Maria Suelen Altheman; Erica Takatabake, Charles Chibana, Alex Pombo, Victor Penalber, Tiago Camilo, Luciano Corrêa, Rafael Silva e David Moura disputarão o Mundial.
“A comissão técnica usou os mesmos critérios adotados para as competições mais importantes do calendário: os melhores colocados no ranking foram chamados. Também convocamos os melhores segundos colocados. É o critério mais justo porque valoriza os atletas que tiveram os desempenhos mais significativos nas competições em que participaram”, explicou o gestor técnico de alto rendimento da CBJ, Ney Wilson.
Evento mais importante da temporada, o Mundial vale 700 pontos no ranking internacional, que define os classificados aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Pela última atualização, Kitadai aparece em quarto lugar entre os ligeiros, Mayra é a terceira colocada no meio-pesado e Rochele, a 18ª entre as pesados.
Mayra vai para o quarto Mundial
Do grupo da Oi/Sogipa, Mayra Aguiar é a mais experiente em Mundiais. Aos 22 anos, ela vai para o seu quarto Mundial, buscando ainda a sua primeira medalha de ouro. Até agora ela já faturou dois bronzes e uma prata.
Prestes a completar 25 anos, Kitadai, que já tem no currículo um bronze olímpico em Londres, irá para o terceiro Mundial. Rochele Nunes, 25 anos, vai para o segundo Mundial na carreira. A gaúcha de Canoas já disputou o Mundial júnior em 2006, conquistando o terceiro lugar.