Sete meses após passar por cirurgia, Mayra Aguiar voltou aos tatames na velha forma. Neste domingo (13/7), ela conquistou a medalha de ouro da categoria meio-pesado no Grand Slam de Tyumen, na Rússia. No sábado, o ligeiro Felipe Kitadai, também da equipe Oi/Sogipa, chegou à medalha de prata na mesma competição.
Mayra estreou contra a russa Alena Kachorovkaya. Depois de uma luta dura, a brasileira venceu por wazzari. A campanha continuou com dois ippons muito rápidos. Com apenas 27 segundos de luta, Mayra derrubou a japonesa Tomomi Okamura, e, em 48 segundos, levou ao chão a polonesa Daria Pogorzelec.
Na final, Mayra lutaria com Kayla Harrison, a norte-americana que é sua tradicional adversária há anos. No entanto, Kayla sofreu uma lesão no pescoço em sua semifinal e não pode lutar a decisão. E o ouro ficou com a sogipana.
Felipe Kitadai também construiu um campanha muito boa. Ele estreou com vitória sobre o uzbeque Diyorbek Urozboev. Na sequência, passou pelo tcheco Pavel Petrikov e pelo russo Savva Karakizidi. Na final, perdeu para o japonês Kido Shinji após três punições.