A gaúcha Ana Caroline Martins, da Kiai, foi a melhor colocada entre os gaúchos que disputaram a etapa de Berlim da European Cup sub-18, que foi disputada neste fim de semana, na Alemanha. O grupo integrou a Seleção Brasileira no evento e segue na Alemanha até a próxima semana para treinamento de campo internacional. No evento, a equipe do Brasil conquistou uma prata e dois bronzes.
Veja abaixo o desempenho dos judocas gaúchos:
• Sábado
No primeiro dia de lutas, Ana Caroline Martins foi a gaúcha que mais esteve perto do pódio. A judoca da Kiai foi a vencedora em sua chave, após três vitórias. Na semifinal, porém, ela foi derrotada por uma rival russa e logo depois foi superada na decisão da medalha de bronze.
No ligeiro, o sogipano Daniel Borges também fez boa campanha, mas não alcançou o pódio. Em quatro lutas, o gaúcho venceu três, sendo duas por ippon. Mas nas quartas de final foi derrotado e seu algoz perdeu em seguida, tirando a chance de voltar na repescagem.
Já o unionista Gustavo Cação fez três lutas. Mesmo sendo derrotado na estreia, ele foi para a repescagem, na qual venceu o primeiro e equilibrado combate contra um adversário alemão. A sequência, porém, foi interrompida por outro alemão, que o venceu no segundo confronto da série da categoria meio-leve.
• Domingo
No domingo foi a vez de Rafael Sommer (73 kg) e Clóvis Braga (90 kg). O unionista estreou com vitória por ippon sobre um rival alemão, no entanto foi superado na segunda fase por um adversário da Rússia. Já Clóvis sofreu três punições em sua luta de estreia e não conseguiu reverter a desvantagem.