Com objetivo de fomentar e incentivar o judô, a Copa Escolar João Derly passará a ter etapas no interior do Estado a partir deste ano. Originário em Porto Alegre, o torneio – em homenagem ao bicampeão mundial e considerado o atleta da década pela Federação Gaúcha de Judô – terá a primeira etapa fora de Porto Alegre em Bento Gonçalves, na Serra, no próximo dia 5 de abril.
A competição já ocorre na Capital desde que a primeira conquista mundial de Derly, em 2005. A ideia, agora, é expandi-la como forma de desenvolver o judô gaúcho: “De 2005 para cá o judô gaúcho cresceu bastante, com mais dois títulos mundiais e duas medalhas olímpicas”, destaca Derly. “Mais recentemente nota-se um desenvolvimento maior no interior. E, levando a Copa para mais cidades, queremos colaborar nesta ascendência.”
Ao longo do ano, 10 cidades irão receber a Copa João Derly, por meio de apoio de academias locais. Em Bento Gonçalves, a competição vai ocorrer no Ginásio Municipal (avenida Planalto, sem número), com apoio da Prefeitura Municipal e do 6º Batalhão de Comunicações do Exército. A entrada para o público é gratuita e a abertura terá a presença de João Derly.
As inscrições são gratuitas, mas serão aceitas doações de agasalhos para serem doados a entidades assistenciais, e podem ser feitas até o dia 1º de abril, por meio do e-mail physiojudo@gmail.com, aos cuidados do professor André Oliveira.
Depois da etapa de Bento Gonçalves, a Copa Escolar João Derly será levada a outras cidades do interior, divulgadas posteriormente.