O ginásio da Oi/Sogipa foi palco de um treinamento histórico nesta quinta-feira à noite. Cerca de 400 atletas, entre judocas gaúchos e franceses, além de integrantes de academias de jiu-jitsu dividiram o tatame por mais de uma hora em um grade ato de intercâmbio. A atividade foi o segundo grande treino da delegação francesa em Porto Alegre. Os europeus permanecem na capital gaúcha até quarta-feira.
Presente no treino, o medalhista olímpico Felipe Kitadai descreveu o momento como único. “O tatame é o lugar mais democrático que conheço! Duas nações(Brasil e França), dois esportes irmãos(judô e jiu-jitsu), diferentes clubes e agremiações, todas com um único objetivo: Fazerem o que amam e evoluírem juntas!”, exaltou ele, em sua página no Facebook.
Bicampeão mundial de judô, João Derly também usou a rede social para agradecer pelo treinamento: “Obrigado a todos que fizeram deste um dos momentos mais bonitos que já vivi no esporte. Integração e amizade sem fronteiras”.
Na próxima segunda-feira, a delegação francesa participará de um Desafio Internacional contra a Oi/Sogipa. O evento terá entrada franca e também será transmitido ao vivo pela TV Com. Até quarta-feira, os judocas da França treinarão no clube de Porto Alegre, com a possibilidade de participação de judocas filiados à Federação Gaúcha de Judô com a graduação mínima de faixa marrom.
No sábado, os intercambistas participarão do Credenciamento Técnico da FGJ.