Uma delegação com 43 atletas e três treinadores do Sainte Genevive Sports, um dos principais clubes de judô da França, vem a Porto Alegre com o objetivo único de passar por um período de treinos com a equipe Oi/Sogipa. Na equipe que chega a capital gaúcha no dia 19 de fevereiro, há vários integrantes da seleção francesa.
Os destaques do time francês que ficará em Porto Alegre por uma semana são David Larose (-66kg), Ludovic Gobert (-90kg) e Aurore Climence (-48kg), todos da seleção da França. “Trata-se de uma grande oportunidade de intercâmbio para os nossos atletas. A escola francesa de judô é uma das mais importantes do mundo”, afirma o técnico Antônio Carlos Pereira, o Kiko.
“Para a Sogipa, visitas como esta significam o reconhecimento de um trabalho que realizamos há anos, com resultados importantes. As pessoas sabem que conquistar três medalhas olímpicas nas duas edições dos Jogos não foi obra do acaso. Tem muito trabalho e investimento por trás”, comenta o vice-presidente de esportes da Sogipa, Alexandre Algeri, referindo-se às medalhas de Tiago Camilo (2008), Mayra Aguiar (2012) e Felipe Kitadai (2012).
Em contrapartida pela recepção que será dada em Porto Alegre, os franceses receberão uma equipe sogipana em breve, em data a ser definida. Além disso, a Sogipa estuda a possibilidade de realizar um Desafio Internacional entre as duas equipes antes do final do período de treinos.
Em janeiro, a Sogipa recebe a seleção masculina da Argentina, que completa dez dias de treinamentos em Porto Alegre no fim do mês. Em 2012, o clube também recebeu o time do Equador e, ano passado, a seleção uruguaia, que deve retornar nos próximos dias.