A atleta Rochele Nunes, da equipe Oi/Sogipa, vai receber o prêmio de melhor judoca da Universíade 2013. A cerimônia, que acontece na cidade de Bruxelas, contemplará os participantes que se destacaram durante a competição, que ocorreu em Kazan, na Rússia, em julho passado. A sogipana subiu ao lugar mais alto do pódio na categoria +78 kg, e entrou para a história do judô gaúcho e brasileiro.
Rochele consagrou-se campeã da Universíade após derrotar, na final, a campeã dos Jogos Olímpicos de 2012 e do último Mundial, Idalys Ortiz, de Cuba, então considerada a principal favorita para vencer na categoria. A vitória da sogipana veio após um yuko nos últimos segundos, coroando sua excelente campanha.
Durante a trajetória rumo ao ouro, Rochele bateu a coreana Eunkyeong Kim por ippon, na estreia. Nas quartas, a adversária foi a francesa Anne-Fatoumata Mbairo, também derrotada por ippon. Nas semifinais, a judoca da Sogipa conseguiu, mais uma vez, o golpe que encerra o confronto e derrotou com facilidade a bielo-russa Maryna Slutskaya.