Douglas Pötrich encara “maior desafio da carreira” na Seleção Brasileira sub-18

Técnico da Kiai e da Seleção Gaúcha também estará a serviço do Brasil | Foto: Miguel Noronha / FGJPrestes a completar dez anos de Kiai, o professor Douglas Pötrich iniciou neste mês um de seus principais desafios na carreira. Agora, além de cuidar de equipes de Canoas e no Rio Grande do Sul, o sensei é um dos técnicos da Seleção Brasileira sub-18. E já em agosto encara seu primeiro Mundial da categoria.
O convite para o cargo partiu da CBJ. E Douglas acredita que não foi por acaso. “No ano passado tive uma participação como técnico do sub-18 masculino, no Sul-Americano da Colômbia. Neste ano participei de etapas da European Cup”, lembra. Sob seu comando, diversos atletas brasileiros subiram no pódio.
Mas além do desempenho nos tatames, o professor lembra, em tom de conselho, de sua preparação. “Corri muito atrás, indo assistir campeonatos em nível internacional por interesse próprio. Fui a Pequim-2008 e Londres-2012, vi ao vivo os Jogos Pan-Americanos e o Mundial do Rio em 2007, além do Mundial juvenil, na Hungria, em 2009”, recorda.
“Em cada campeonato aprendi um pouco. Observei muito a estrutura do evento, preparações técnica, física e psicológica dos atletas, além da postura dos técnicos à beira do tatame. Esse universo me deu muitas experiências”, destaca.
Douglas Pötrich acompanhará Seleção no Mundial sub-18 | Foto: Arquivo Pessoal
“Divisor de águas”
Na nova função, Douglas estreou no Sul e Pan-Americano em Buenos Aires, no início do mês. Na capital argentina, os brasileiros mantiveram a hegemonia continental. O próximo compromisso é o Mundial, nos Estados Unidos. Para ele, a categoria sub-18 é como “um divisor de águas” na carreira dos atletas.
“Alguns vão amadurecer a ideia de ir em frente, chegar a Mundial, aos Jogos Olímpicos. Outros acabam deixando de lado a busca pelo alto rendimento por diversos fatores”, comenta. “Aqueles que focarem com certeza vão chegar. Eles já estão num grupo seleto, com uma preparação especial, que vai facilitar lá na frente.”
No Mundial sub-18, que ocorre a partir de 8 de agosto, Douglas acredita na conquista de muitas medalhas. “Hoje o Brasil tem um grupo juvenil bastante maduro em todos os aspectos, dentro e fora do tatame, por isso que acredito em um bom resultado. Eles já estão acostumados a subir no pódio fora do Brasil”, salienta.

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

8 respostas

  1. Parabéns sensei Douglas Potrich, esse reconhecimento merecido é fruto de um trabalho sério e competente, que se iniciou, há vários anos. É, igualmente, fruto de uma visão contemporânea do judô, onde é dado ênfase não somente, ao atleta já formado, mas, principalmente, a descoberta de talentos e a formação de novos valores, no que o senhor já demostrou ser um verdadeiro mestre.

  2. Parabéns querido amigo.Tenho muito orgulho de fazer parte da tua trajetória.Meus dois filhos foram campeões brasileiros contigo, e tenho certeza que, se depender do teu empenho os três serão campeões olímpicos.

  3. Parabéns Douglas pela brilhante a sanção na carreira como técnico de judô. Vc é um exemplo de valorização profissional. Na volta do mundial gostaria de convida-lo para dar uma palestra sobre judô social e de auto rendimento aos alunos do Instituto Superação.
    Te desejo sabedoria, prudência e proteção espiritual.
    Grande Abraço.
    Marcelo Xavier
    Resp. Técnico do Instituto Superação

  4. Parabéns pela conquista não menos esperada e merecida, é válido dizer que o grutpo KIAI com CRISTIAN ALDERETE juntamente com os demais integrantes também são fundamentais para a estrutura desse posto ,o JUDÔ DO RS só tem a crescer num todo, SSSHHHOOOSSS……

  5. Parabéns KBÇ, fruto de tua dedicação e competência tenho certeza que muitas outras conquistas virão um grande abraço.
    Sandro Nery
    Resp. Técnico Canoas Rio Branco

  6. Tem pessoas, que passam por nossas vidas para deixar alguma coisa importante,mesmo que para outros seja insignificante, eu sei que a passagem de teu ser estará sempre em nossas lembranças . Parabéns e continue sendo este espirito, iluminando e marcando tantas vidas. Eduardo e família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *