A Seleção Brasileira Militar fez bonito no Campeonato Mundial da categoria, que se iniciou nesta segunda-feira, em Astana, no Cazaquistão. A equipe masculina ficou com o segundo lugar e a feminina sagrou-se campeã. O torneio segue com as disputas individuais a partir do dia 3.
No grupo brasileiro estão cinco judocas da Oi/Sogipa – Felipe Kitadai, Eduardo Santos e Walter Santos; Maria Portela e Mayra Aguiar. O técnico Antônio Carlos Pereira, o Kiko, é um dos treinadores da Seleção.
Após passar por Casaquistão e Itália, o time feminino do Brasil bateu a China na final por goleada: 4 a 1. No masculino, a Coreia do Sul superou os brasileiros na decisão.
Portela: “Ganhamos mais força”
“Foi importante ganhar, subir no lugar mais alto do pódio e escutar o hino ainda mais numa competição militar”, avaliou Maria Portela, que dois anos atrás, já havia se sagrado campeã dos Jogos Mundiais Militares. A meta, agora, é segur no degrau mais alto do pódio: “Serviu como pontapé inicial para o individual, acredito que ganhamos mais confiança”.
“Pensando também no Mundial do Rio, sempre é bom competir e testar o que venho treinando”, disse ela. “Essa competição é importante para me dar mais ritmo de competição e melhorar ainda mais minha auto confiança.”
![](https://judors.com.br/wp-content/uploads/2024/11/Sogipa-trofeu-brasil-2024-300x225.jpg)