FGJ firma convênio com a UFRGS para avaliação de atletas

Luiz Maduro assinou convênio com UFRGS | Foto: Thiago Cruz / UFRGSA Federação Gaúcha de Judô formalizou um convênio com a UFRGS na manhã desta sexta-feira. A nova parceria visa a melhoria na avaliação dos atletas e o desenvolvimento de materiais didático-científicos sobre os esportes. Além da FGJ, outras quatro instituições também estão no programa.
As entidades responsáveis pelos esportes, especialmente os já consolidados, Judô e Ginástica – com chances de medalha nos Jogos Olímpicos de 2016 –, poderão trazer os atletas em grupo e acompanhar o processo evolutivo dos treinamentos a partir das avalições em áreas como a biomecânica e a fisiologia, realizadas pelo Laboratório de Pesquisa do Exercício – Lapex da Escola de Educação Física. Os convênios institucionalizam e consolidam o trabalho que já é desenvolvido pelo Lapex junto às federações.
A parceria entre esportistas e cientistas contribui como fonte de dados a serem utilizados em pesquisas do Lapex. A produção acadêmica gerada melhora as técnicas de treinamento e contribui para prevenir lesões, refletindo no desempenho esportivo. “Quanto mais elevado o nível de conhecimento científico aplicado ao esporte em um país, melhor será seu desempenho olímpico”, comentou o diretor da Esef Alberto Reinaldo Reppold Filho.
O reitor Carlos Alexandre Netto destacou as iniciativas da Esef como unidade acadêmica que sempre procura propor novos desafios. Para Netto, a Escola de Educação Física é uma das unidades cujo conhecimento acadêmico está mais desenvolvido.
As entidades parceiras não terão custo algum para ter acesso aos laboratórios da UFRGS. Isso é possível pelo apoio do Ministério do Esporte, que participa dos convênios indiretamente ao investir em equipamentos laboratoriais e em bolsas para estudantes de iniciação científica, mestrandos e doutorandos. A iniciativa não está restrita às federações cujos convênios serão assinados nesta sexta.
O assessor Ricardo Avellar representou a Secretaria Nacional do Esporte de Alto Rendimento do Ministério da Educação na solenidade. Também prestigiaram o evento professores, técnicos e estudantes, especialmente ligados à Esef, e esportistas como o vereador de Porto Alegre João Derly.

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *