O judô gaúcho quebrou um recorde e classificou oito atletas para a edição 2013 do World Masters – competição que reúne apenas os 16 melhores colocados no ranking mundial. Ao todo, oito atletas que lutam em solo gaúcho estão classificados para o evento – o Brasil terá 22 representantes. O torneio ocorre entre 22 e 26 de maio, em Tyumen, na Rússia.
Todos os oito classificados são da equipe Oi/Sogipa, o que deixaram o técnico Antônio Carlos Pereira, o Kiko, quase sem palavras. “É simplesmente maravilhoso. Somos o clube com o maior número no Masters”, afirmou.
De um ano para o outro, a delegação gaúcha no Masters quase triplicou. Em 2012, apenas Kitadai, Portela e Mayra – que se sagrou campeã – participaram. Agora há chances de medalhas em sete categorias diferentes. “Este número demonstra que estamos no caminho certo, tendo a parceria da Federação Gaúcha de Judô e da Confederação”, analisa Kiko. “Estamos acreditando e colhendo os frutos das estratégias traçadas.”
Do grupo, sete irão defender o Brasil: Maria Portela, Mayra Aguiar e Rochele Nunes; Felipe Kitadai, Diego Santos, Renan Nunes e Walter Santos. Naturalizada cidadã de Guiné-Bissau, Taciana Lima irá disputar medalhas por sua nova pátria.
O Masters só perde em importância para os Jogos Olímpicos e o Mundial. Conquistar o ouro no evento significa garantir 700 pontos no ranking mundial – que é critério de classificação para o Rio-2016.
Atletas do RS e suas posições no ranking mundial:
Feminino:
Ligeiro: Taciana Lima (14ª)
Médio: Maria Portela (5ª)
Meio Pesado: Mayra Aguiar (2ª)
Pesado: Rochele Nunes (14ª)
Masculino:
Ligeiro: Felipe Kitadai (5º) e Diego Santos (16º)
Meio Pesado: Renan Nunes (5º)
Pesado: Walter Santos (8º)