Aos 18 anos de idade, Camila Barreto já soma uma história e tanto no judô. Uma das principais promessas da base do judô gaúcho já chegou a abandonar as competições há cerca de três anos. Mas voltou. E voltou com tudo. Chegando à maioridade, ela inicia 2013 como número 1 de sua categoria e várias metas no plano. A maior delas: o Mundial.
A temporada de Camila inicia nesta quarta-feira, quando ela viajará à Europa com a Seleção Brasileira de base. No Velho Mundo, ela lutará na Bélgica e assistirá o Grand Slam de Paris. De olho nas adversárias e, claro, no caminho que poderá trilhar na temporada.
Confira abaixo uma entrevista com a judoca:
Como está a rotina de treinos ? Já estão visando as competições na Europa? Há alguma diferença na preparação quando o torneio é internacional?
Retomei os treinos no dia 7 de janeiro, treinando os cinco dias da semana e um treino no sábado. Os treinos são sempre em dois turnos, pela manhã treinamento físico e a noite treino técnico/handori. Com esse treinamento já estou me preparando para a competição que terei na Bélgica no início de fevereiro e para o treinamento de Paris. Para as competições internacionais é preciso ter um foco maior pois em cada país se tem um estilo de luta diferente e na Europa, por exemplo, o ritmo de competição deles é muito forte, além de serem adversários com a qual não temos tanta convivência como os que se tem competições dentro do Brasil.
Ainda falando em Europa, você vai ter a oportunidade de assistir in loco o Grand Slam de Paris. O que você espera aprender por lá?
Eu vou tentar aproveitar o máximo desta experiência de poder assistir uma das competições mais importantes do calendário e meu objetivo é dar uma atenção especial à minha categoria para poder estudar minhas futuras adversárias, ter a oportunidade de treinar com elas e aprender mais sobre as novas regras da FIJ que começarão no GS de Paris. E, claro, ver os maiores nomes do judô mundial lutando.
Lutar o GS Paris, aliás, já pode ser considerado um sonho palpável?
Acredito que é um sonho que não esteja muito distante, já tive a oportunidade de de em 2012 lutar o GS do Rio e o objetivo para esse ano é entrar na seleção principal para começar a pontuar no ranking mundial.
Vencer a seletiva no fim do ano passado aumenta a responsabilidade para este ano? Isso pode ser transformada em motivação para a temporada?
Com certeza vencer a seletiva no fim do ano já me abriu muitas portas para esse ano de 2013 e estar, no momento, como número 1 do país na minha categoria de idade e peso é uma motivação para me manter no topo e treinar cada vez mais para buscar a classificação para o mundial.
Você teve retomou a carreira recentemente e, desde então, voltou a acumular conquistas? Qual a grande meta para este ano?
Desde que retornei aos tatames já tive algumas conquistas, 3º lugar no brasileiro sênior em 2010, 2° lugar no brasileiro sênior 2011, 2° lugar JUBS 2011, 3° lugar no brasileiro júnior 2011, 3° lugar european cup junior 2012- etapa Kiev-UKR, 1º lugar Sul-Americano 2011/ 1º lugar panamericano 2012 e 2° lugar Troféu Brasil 2012 dentre os que eu me lembre. A grande meta para esse ano é ir bem nas competições na Europa, no Brasileiro Regional e Brasileiro final que são as competições que contam ponto para o ranking que decidirá os atletas que vão para o Mundial.
Para chegar lá, qual a importância dos treinos em Canoas?
No meu ponto de vista, acho muito importante para um atleta não precisar sair do local onde começou sua carreira para conseguir uma melhora no seu treino e eu tenho isso aqui em canoas. Na nossa academia somos uma família, lá eu recebo todo o suporte que eu preciso, tanto dentro como fora dos tatames.
8 respostas
Parabéns Camila pelas conquistas e sobretudo pela sua simplicidade! Temos certeza de sua vocação como atleta e torcemos que você atinja seus objetivos. Sucesso! Tereza e Emanuela Barbosa (judoca Pernambuco).
Ai camila, minha filhota boa viagem, e tenho certeza que tu vai representar muita a nossa academia CEJUC/ KIAI . MUITOS BEIJOS E BOA SORTE.
Ai camila, minha filhota,boa viagem e com certeza tu vais representar muito bem a nossa academia CEJUC/ KIAI.muitos beijos.
Cheia de charme e personalidade!!!Boa sorte Camila. Não esquece o meu imã!!
Nada resiste ao trabalho e a dedicação. Nossa linha na KIAI/CEJUC é essa. Ainda não temos tudo o que queremos, mas queremos muito tudo o que temos e o nosso principal patrimônio são nossos filhos/atletas e o gostoso ambiente familiar em torno do qual os criamos e educamos. Nosso principal troféu sempre será te-los criado gente descente e que servem de exemplo para a juventude do nosso pais e o mundo.
Boa sorte Camila. Aproveita a merecida experiencia.
Camila, confie em ti, pois nós confiamos plenamente! Acompanhamos de perto o teu esforço e dedicação que aplicas no teu dia a dia. Sabemos do teu potencial e agora mais do que nunca tens a consciência dele. O Mundial será pouco para você garota. Que venha a Olimpíada! Beijos dos tios Denise e Jefferson.
Parabéns não apenas pelos titulos recentes conquistados, mas pela maturidade que vem demonstrando e humildade, certamente irás muito além dentro e fora dos tatames JUDOCA CAMILA, SSSHHHOOOSSSS…..
Camilinha, nós acreditamos em você! Sabemos que irá representar muito bem a Kiai/Cejuc , o RS e o Brasil! A tua família é e sempre será o teu ponto de partida e chegada. Estamos juntos!!! Beijocas.