O ciclo olímpico dos Jogos do Rio-2016 ainda nem começou, mas a Seleção Gaúcha sub-23 já vislumbra a disputa para integrar a equipe que representará o Brasil daqui a quatro anos. O primeiro passo ocorre neste fim de semana, no Campeonato Brasileiro da categoria, que dará uma vaga na seletiva nacional. A competição ocorre em Cuiabá.
O torneio reunirá na capital do Mato Grosso 244 atletas de 22 estados. O Rio Grande do Sul terá 13 representantes, oriundos de clubes como Sogipa, GN União, Kiai, Bilhar e Esef.
O título em Cuiabá garante ao campeão uma vaga na seletiva que definirá a equipe principal do Brasil que lutará no circuito internacional a partir do ano que vem. E são nesses torneios que se somam os pontos no ranking que, em 2016, apontará os representantes olímpicos do país.
“Trata-se de uma competição muito importante, que pode representar o primeiro passo de uma longa caminhada de futuro compensador”, afirma o presidente da Federação Gaúcha de Judô, Luiz Maduro.
A Seleção Gaúcha é formada por Guilherme Lócio, Guilherme Góes, Afonso Baldigen, Leonardo Rodrigues, Lucas Pascal, Valdir Almeida, Paulo Heck e Roberto Machado; Mayara Gomes, Carolynne Hernandes, Aléxia Castilhos, Manoella Braga e Natália Bordignon.
