Sensei Osório comemora nage no kata na Supercopa de Caxias

Sensei Osório é uma das referências do kata | Foto: Miguel Noronha / FGJOs katas voltaram a ter espaço de destaque no judô do Rio Grande do Sul. Neste sábado, durante a Supercopa de Caxias do Sul, ocorrerá o Campeonato Gaúcho de Nage no Kata, com a meta de dar mais visibilidade à prática, que é um dos princípios básicos da modalidade.
Um dos grandes incentivadores da iniciativa, o sensei Osório Ribeiro comemorou a volta do kata ao circuito estadual. “É o primeiro passo para valorizar e incentivar mais o pessoal”, destacou ele, frisando que o kata está nos livros escritos pelo criador do judô, Jigoro Kano.
Para o professor da Ritmo, “o kata complementa o ensinamento do judô”. Neste sábado, ele irá arbitrar as disputas em Caxias do Sul, programadas para iniciar às 12h.
Quem também será árbitro é o bicampeão sul-americano de nage no kata Roberson dos Passos: “Não me deixaram competir como atleta, então vou arbitrar, mas vontade de competir não me faltou”, brincou ele, aos risos. Ao lado da professora Eliane Pintanel, ele formou a primeira dupla mista de nage no kata do Estado.
O presidente da Federação Gaúcha de Judô, Luiz Maduro, exaltou a volta do nage no kata. Ele frisou o fato da disputa ocorrer em meio à uma competição do circuito estadual, com o objetivo de inspirar os mais jovens.

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *