A nova geração do judô gaúcho mostrou sua força no Campeonato Brasileiro sub-13, disputado neste fim de semana, em Manaus, no Amazonas. Os judocas do Estado conquistaram dois ouros e chegaram a outras duas finais.
Líder do ranking estadual na sua categoria, o sogipano Guilherme Goetz mostrou que está em boa forma e conquistou o título, assim como a atleta da Kiai Gabrielle Gonzaga. Com o ouro, eles garantem presença na Seleção Brasileira que disputará o Pan-Americano da categoria, na Cidade do México.
Natália Freitas, da Caju, e Eduarda Araújo, da Fênix, bateram na trave. As canoenses encerram as suas participações na segunda colocação e garantiram presença no Sul-Americano, também no México.
Além dos finalistas, outros seis gaúchos subiram no pódio para receber o bronze: Arthur Zolet (Recreio), Alexandre Oliz (GN União) e Henrique Borba (Caju); Nicole Franzoi (GN União) e Brenda Gonzaga (Kiai).
Com o desempenho, a Seleção Gaúcha foi vice-campeã geral no feminino e quarto colocado no masculino.
“Foi um excelente resultado das categorias de base do RS, reflexo do trabalho competente das comissões técnicas, gestores e dos clubes do nosso estado. Parabenizo a todos que participaram desta conquista”, analisou o diretor técnico da Federação Gaúcha de Judô, Luiz Bayard.