Durou pouco o sonho olímpico da gaúcha Maria Portela em Londres. A judoca da categoria médio (70 kg) foi eliminada logo na estreia, ao perder por ippon para a colombiana Yuri Alvear, campeã mundial em 2009.
O tropeço precoce fez com que ela nem avançasse à repescagem – o que poderia ocorrer no caso de ela chegasse às quartas de final. Além de Portela, a Seleção Brasileira foi representada por Tiago Camilo, que encerrou sua terceira Olimpíada na quinta colocação.
Nesta quinta-feira é a vez de Mayra Aguiar lutar em Londres. Será a segunda participação olímpica da gaúcha, que lutará na véspera de seu aniversário de 21 anos. Em Pequim-2008, ela perdeu na estreia, mas de lá para cá conquistou duas medalhas em Mundiais sênior, além de estar invicta na atual temporada.
![](https://judors.com.br/wp-content/uploads/2025/01/Marcelo-Theotonio-300x200.jpg)
5 respostas
Maria Portela, antes das Olimpíadas, você falou que estava TRANQÜILA para lutar, eu não acreditava em você falar assim e sabia que você não ia conseguir. FALTA DE CONCENTRAÇÃO !
Parabenizo a sua PARTICIPAÇÃO nas Olimpíadas de Londres, a vontade de Deus não é para ti e espero que na próxima Olimpíadas Rio 2016, com certeza, Deus vai escolher prá ti. Vamos dar uma força pela frente ! Parabéns, viu?
A vida continua Portela, bola pra frente tu ainda vai conquistar muitos ouros .
Então não era só a Maria que não tinha concentração!!!
Todos os outros judocas também caíram, pelo visto, na mesma apreensão e estado de nervos trincados…
Só ela sabe, o que doeu e o que doí essa derrota, presenciei vários dias de treino dela, e nitidamente notava que seu desempenho, estava acima da média, porém, a cobrança e palavras que muitas vezes voam sobre o ar, tipo: “Sabia que tu não conseguiria.”, “Não vai dar certo”.
Muitas vezes são captadas pelo ar, e guardadas, la dentro, porém, assisti muitas vezes mesmo, a Maria treinar lá no dojo, e depois de ela ter dado um show, ninguém chegar e falar, “pow hoje tu te puxou!”
Realmente Giovana, tu deveria estar lá em Londres, no lugar dela, não que eu ache teu pensamento negativo, mas por respeito a cada gota de suor que essa guria e todos os judocas Brasileiros derramaram em busca desse sonho, ela não merece, que ninguém diga pra ela, que errou, ela tentou e representou a família do judô Brasileiro e Gaúcho, palmas a adversária que soube com maestria dominar a situação, e com técnica acabou vencendo.
Lá só cabem os melhores do mundo.
Volte Maria para sua casa, de cabeça erguida e quem sabe esse ano seja campeã mundial, ou ano que vem, continue e aprimore o que tiver que aprimorar.
Sem ressentimentos Giovana.
Poxa Respeito e bom, quantos suaram tanto pra chegar maria eu sempre acreditei em ti e vou continuar acreditando!
Nao e a toa que tu teve o apelido de racudinha lutou nao so dentro mas fora dos tatames tbm e tu sabe do que estou falando!
to comtigo sempree e to muito orgulhosa de ti!
Portela: O Judô Gaúcho tem absoluta certeza de que Londres foi apenas um revés na tua carreira. O fato de estar lá já a torna uma vencedora. Muitos gostariam, poucos conseguiram. Parábens. Não desista nunca, outras Olimpiadas virão.