Em avaliação realizada na metade da atual temporada, a Kiai destacou o retrospecto da categoria sub-13 da equipe. Os judocas canoenses ocupam quatro vagas no top-10 masculino do ranking estadual e outras duas entre as dez melhores do feminino.
Tal fato ocorre ainda que a Kiai tenha menos atletas que as outras entidades. Em contrapartida, o resultado tem sido positivo, o que faz da equipe de Canoas a líder na média de pontos. Ao todo, a Kiai somou 8.580 pontos na categoria, contando com 13 atletas, uma média de 660 pontos por judoca.
Mas não apenas dentro do Rio Grande do Sul tem frequentado o pódio na categoria sub-13. “Na Copa Minas de Judô, estávamos apenas com oito judocas inscritos no sub-13, ainda assim ficamos em 4º lugar, entre mais de 130 entidades participantes. Só não retornamos para casa com o troféu de terceiro colocado porque não indicamos um árbitro para a competição, e por isso foram descontados 10 pontos na contagem geral”, destaca o técnico Christian Alderete.
A diretora de eventos da Kiai, Karla Tietz, salienta que os atletas da categoria já contam com experiência apesar da idade. “Muitos iniciaram no judô com quatro ou cinco anos”, aponta.
