Agora é para valer. Felipe Kitadai, Maria Portela e Mayra Aguiar já respiram de vez os ares olímpicos. O trio sogipano embarcou na noite dessa segunda-feira ruma a Sheffield, onde a delegação do judô do Brasil ficará concentrada para os Jogos Olímpicos de Londres.
Junto com o trio, os também sogipanos Afonso Baldigen, João Vargas e Renan Nunes também pegaram o avião, pois serão sparring da Seleção. Sheffield fica a menos de 300 quilômetros de Londres.
O trio pisa nos tatames de Londres em três dias diferentes. O primeiro a enfrentar os seus adversários em busca de uma medalha é Kitadai. O peso ligeiro da Oi/Sogipa luta no dia 28 de julho, um dia depois da cerimônia de abertura do evento. No primeiro dia de agosto é a vez da médio Maria Portela. No dia seguinte, 2 de agosto, Mayra Aguiar fecha a participação sogipana no maior evento esportivo do mundo. Os embates iniciam às 9h30min do horário local e as finais iniciam às 16h.
Sonhos olímpicos
Há doze anos Felipe Kitadai começou a sonhar com as Olimpíadas. Enquanto assistia os Jogos de Atlanta, em 1996, acompanhava o desempenho do judoca Henrique Guimarães. O pequeno Kitadai, que já praticava o esporte, viu o ídolo subir no pódio e conquistar uma medalha para o Brasil. Desde lá, ele quer repetir este feito. “Eu tinha apenas sete anos quando vi os Jogos de Atlanta. Vi o Henrique conquistar uma medalha e aquilo me marcou. Cresci como pessoa e como atleta, e agora sou eu quem vai para uma Olimpíada. Espero poder repetir o que ele fez”, diz.
Maria Portela cuidou de todos os detalhes. Antes de embarcar no avião que a levará para a Inglaterra conversou com o seu técnico, psicólogo, fisioterapeuta, amigos, familiares etc. Não quis deixar nenhuma dúvida para trás. Afinal, agora ela vai atrás de seu sonho. “Estou tranquila. Venho me preparando para este momento há algum tempo. Já perguntei tudo o que queria, sanei todas as minhas dúvidas. Superei esta etapa, estou nas Olimpíadas e muito feliz por ter chegado lá. Agora, é uma nova etapa. Sei das dificuldades que virão, mas estou muito bem preparada para tudo isto”, avalia.
Com apenas 20 anos, a mais nova a competir pela Oi/Sogipa em Londres também é a mais experiente. Mayra Aguiar participou dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Na época, a sogipana tinha apenas 16 anos e não chegou a avançar para as finais. Quatro anos depois, ela é a líder do ranking na categoria meio pesado, está invicta em 2012 e já tem duas medalhas em campeonatos mundiais sênior. Ela espera um desempenho muito melhor. “Eu estou muito mais preparada, treinada e experiente do que estava em 2008. Sei que tenho chances reais de medalhar e vou atrás disso. Estamos trabalhando nisso há bastante tempo. Agora é ficar tranquila e ter foco no objetivo principal”, garante.

3 respostas
Depoi de todo o trabalho de vocês nesse ciclo olímpico, nossa torcida é grande pelo sucesso dos três.
Gambate
EU DESEJO COM MUITAS SORTES PARA VOCÊS ! TRAZ MEDALHAS OLIMPÍCAS PARA NÓS AQUI NO RIO GRANDE DO SUL !!!! MUITA SORTE E MUITA GARRA!
Que os Deuses do JUDÔ estejam com vocês ,que possam ir além da realização pessoal da medalha olimpica como também tornem nosso AMADO e SUADO CAMINHO algo melhor para o nosso POVO .,boa sorte a todos ,SSSHHHOOOSSS……..