O secretário de Turismo, Esporte e Lazer e de Santa Cruz do Sul, Ênio Knak, vê na realização do Campeonato Brasileiro sub-15, neste fim de semana, a oportunidade de fazer a cidade despontar ainda mais no cenário do judô estadual e nacional. Para ele, o evento que trará quase 300 atletas de todo o País é um grande incentivo ao esporte no município.
Em entrevista, Knak destacou o crescimento do judô na cidade do Vale do Rio Pardo. E os planos para o futuro são ambiciosos: “Estamos na elaboração de um projeto para um centro olímpico. Um lugar de treinamento com alta estrutura para receber e dar aulas para nossos alunos”, contou.
Confira a entrevista abaixo:
Santa Cruz do Sul tem se transformado em um polo do judô gaúcho. O senhor acredita que a competição pode incentivar ainda mais o esporte no município?
Santa cruz do Sul nos últimos anos vem se colocando entre os melhores do Estado e do País. Com certeza será uma enorme vitrine e um grande incentivo ao esporte de nosso município e na região, mostrando a força do judô.
A cidade está preparada para receber eventos desse porte?
Com certeza. Lotamos a rede hoteleira da cidade. A locomoção e os restaurantes são de cinco estrelas, sem falar dos hotéis que não deixam nada de desagradável.
Junto à Unisc, Santa Cruz planeja a criação de um polo de judô no Estado. O que o senhor pode contar sobre o projeto?
O judô de Santa cruz do Sul iniciou como um projeto social e hoje já temos alunos de alto rendimento, onde estamos na elaboração de um projeto para um centro olímpico. Um lugar de treinamento com alta estrutura para receber e dar aulas para nossos alunos. Há negociação com a Unisc para a realização desta construção, com o apoio dos órgãos públicos e certamente da prefeitura. Já foi dado o primeiro passo, que foi conseguir transformar Santa Cruz do Sul numa cidade climatizadora para os Jogos Olímpicos de 2016 para o judô, tendo em vista receber uma seleção de país de fora para treinamento.
A realização de um bom Campeonato Brasileiro neste fim de semana ajuda na visibilidade para receber alguma delegação que se prepare para os Jogos Olímpicos de 2016?
Com certeza! Estará presente na cidade Paulo Wanderley, o presidente da CBJ, o órgão maior do esporte e que vem por um convite pessoal. Ele vai conhecer nosso projeto olímpico e a cidade, que já e muito popular pela oktoberfest e seu autódromo Internacional. Com certeza o Brasileiro já é um porta que abrirá muitas oportunidades e movimentará toda a cidade, porque irão conhecer tudo que Santa Cruz oferece de melhor.