Agora é oficial. A Confederação Brasileira de Judô anunciou em São Paulo na tarde desta terça-feira os 14 judocas brasileiros que lutarão nos Jogos Olímpicos de Londres, que começam em 27 de julho. Felipe Kitadai, Maria Portela e Mayra Aguiar, os três da Oi/Sogipa, estão confirmados na equipe, na quarta edição das Olimpíadas em que haverá presença de judocas gaúchos.
Essa será a primeira vez que o judô brasileiro terá representantes em todas as categorias – 1992, quando o judô feminino foi apresentado pela primeira vez nos Jogos, o Brasil teve 14 judocas, mas as sete mulheres foram por convite, sem lutar pela vaga.
Trio gaúcho foi campeão Pan-Americano semana passada
Uma das últimas a assegurar presença, a gaúcha Maria Portela só carimbou o passaporte à Inglaterra no último fim de semana, quando venceu o Campeonato Pan-Americano, em Montreal. A medalha de ouro a fez pular da 15ª para a oitava colocação no ranking mundial. De quebra, ela será cabeça de chave em Londres. Apenas as 14 mulheres mais bem ranqueadas lutarão nos Jogos. Será sua estreia no maior evento esportivo do mundo.
Já Kitadai, assim como Portela, vai lutar pela primeira vez nas Olimpíadas. Treinando em Porto Alegre há pouco mais de um ano, ele irá a Londres como o 11º melhor judoca do planeta na categoria ligeiro, posição alcançada ao conquistar o tricampeonato Pan-Americano, no Canadá.
Também campeã Pan-Americana, Mayra Aguiar estava garantida em Londres desde o fim da temporada. A menos de 100 dias de lutar a sua segunda edição das Olimpíadas, a judoca vive grande momento: em três torneios disputados no ano – Masters, Grand Slam de Paris e Pan-Americano – três ouros e 100% de aproveitamento, na liderança do ranking mundial.
Prêmio de R$ 1 milhão a medalhistas
Como incentivo a busca pelo pódio olímpico, o presidente da CBJ, Paulo Wanderley Teixeira, anunciou nesta tarde que os medalhistas olímpicos do Brasil dividirão um prêmio de R$ 1 milhão. “Temos confiança de que o judô brasileiro está preparado para voltar a conquistar o ouro olímpico. Não medimos investimentos para dar a melhor preparação para esses atletas em busca de um grande resultado”, disse ele.
Técnico do trio sogipano, Antônio Carlos Pereira, o Kiko, se diz confiante: “O planejamento e os treinamentos realizados até agora estão dando os resultados positivos”, avaliou o sensei. “Enquanto Mayra está atingindo um nível de excelência impressionante, a Portela e o Kitadai estão conseguindo evoluir em novas técnicas, que poderão ser o diferencial em Londres” acrescentou ele, que já classificou outros cinco atletas a Jogos Olímpicos.
Treinos começam semana que vem
Anunciada a equipe, os treinamentos passarão a ser intensificados quase de imediato. A seleção masculina segue na próxima semana para 20 dias de treinamento no Japão, enquanto as mulheres partem para duas semanas na Alemanha e Rússia. A viagem para a Inglaterra será no dia 16 de julho, quando a equipe embarca para aclimatação na cidade de Sheffield.
Uma resposta
Parabéns aos atletas e ao KIko, que muito batalhou para que isso se realiza-se. Parabéns a Sogipa pelo investimento e agora o trabalho continua. É o judô do RS em mais um importante evento mundial. Abraços à todos. Luiz Maduro