Faltando exatamente 150 dias para o início dos Jogos Olímpicos de Londres, o judô gaúcho mantém três atletas na faixa de classificação ao torneio, conforme a Federação Internacional de Judô, que atualizou o ranking mundial da modalidade, nesta terça-feira. Mayra Aguiar, Maria Portela e Felipe Kitadai, os três da Oi/Sogipa, seguem entre os classificados.
Pela primeira vez, os atletas do judô garantirão as suas vagas às Olimpíadas via ranking mundial. Os 22 melhores judocas no masculino e as 14 primeiras no feminino, respeitando o limite de um competidor por país, vão viver o sonho olímpico a partir de 27 de julho.
O judô gaúcho está muito próximo de confirmar o mesmo número de atletas da edição passada, em Pequim-2008, quando João Derly, Tiago Camilo e Mayra Aguiar integraram a Seleção Brasileira. Pelo ranking divulgado hoje, Mayra, Kitadai e Portela estariam assegurados – a primeira está na liderança da categoria 78 kg e os outros dois estão em 15º nas categorias 60 kg e 70 kg, respectivamente. Portela estaria se garantindo graças a repetição de duas atletas da mesma nacionalidade à sua frente.
“Será uma grande felicidade repetirmos o mesmo número de atletas que quatro anos atrás. E, sem dúvida, chegaremos fortes em busca da segunda medalha olímpica do judô gaúcho”, opina o presidente da Federação Gaúcha de Judô, Luiz Maduro.
A definição dos representantes do Brasil para os Jogos Olímpicos sai no início de março, após o Campeonato Pan-Americano, marcado para 29 e 30 de abril. Essa será a última competição que valerá pontos no ranking mundial.
Londres no clima
A cidade de Londres já está entrando no clima dos Jogos Olímpicos. Nesta terça-feira, para marcar os 150 dias para o começo dos Jogos, uma escultura com os anéis olímpicos foi instalada sobre o rio Tamisa, um dos cartões postais da capital do Reino Unido.