O judô gaúcho tem três representantes no Prêmio Renato Cardoso, promovido a partir deste ano pela Rádio Gaúcha. A láurea será concedida aos melhores atletas do Rio Grande do Sul na temporada. Felipe Kitadai, Maria Portela e Mayra Aguiar – todos medalhistas nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara – estão concorrendo.
O Prêmio Renato Cardoso tem como tema central, em seu primeiro ano, justamente os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. No México, Kitadai conquistou a medalha de ouro, enquanto Portela e Mayra faturaram o bronze. O trio ainda deve representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres, no ano que vem.
Como funciona o prêmio
O agraciamento dos atletas será dividido em duas etapas. Primeiro, entre os dias 24 de novembro e 2 de dezembro, os 30 finalistas escolhidos pela comissão organizadora passarão pelo voto popular. Os dez mais votados no site da Rádio Gaúcha (www.radiogaucha.com.br) passarão para a segunda fase. Então, entre os dias 3 e 17 de dezembro, apenas dois atletas serão eleitos “Os Melhores do Ano”, um pela internet (com votação também pelo site) e outro por uma comissão de jornalistas do Grupo RBS. Nada impede que o vencedor dos troféus seja a mesma pessoa.
Os vencedores serão conhecidos e premiados no dia 17 de dezembro, em programação especial no Show de Bola, que é veiculado das 14h às 18h pela emissora. São concorrentes ao Prêmio Renato Cardoso atletas gaúchos de nascimento ou vinculado a associações, agremiações ou clubes do Estado.
Confira a lista com todos os atletas indicados:
Adrian Nunes (ginástica artística)
Alexandre Paradeda (vela)
Anderson Henriques (atletismo)
Bruno Irigoyen (basquete)
Bruno Heck (tiro esportivo)
Daiane dos Santos (ginástica artística)
Eliane Sampaio (ginástica rítmica)
Dê (handebol)
Felipe Kitadai (judô)
Fernanda Garay (vôlei)
Gilvan Ribeiro (canoagem)
Givago Ribeiro (canoagem)
Graciele Hermann (natação)
Guilherme Toldo (esgrima)
Gustavo (vôlei)
Karina Johanpetter (hipismo)
Lavoisier (futsal)
Lucão (vôlei)
Maria Portela (judô)
Marcel Sturmer (patinação artística)
Mayra Aguiar (judô)
Maurine (futebol feminino)
Mosiah Rodrigues (ginástica artística)
Roberto Schmits (tiro esportivo)
Rodrigo (futsal)
Sabine Heitling (atletismo)
Samuel de Bona (natação)
Talitha Haas (patinação artística)
Thiago Alves (vôlei)
Tywilliam Guzenski (esgrima)
