O sorteio não favoreceu os sogipanos. No Grand Prix Nacional de Judô 2011, a equipe Oi/Sogipa caiu no denominado “grupo da morte”. Ao lado de Pinheiros e Flamengo, os donos da casa formaram o grupo dois. Porém, como diz o técnico do clube. Antônio Carlos Pereira, o Kiko: “Para se estar entre os melhores é preciso vencer os melhores”. E foi exatamente isso que aconteceu.
Na manhã deste sábado, 5 de novembro, os sogipanos subiram no tatame do ginásio principal da Sogipa. No primeiro duelo de clubes do grupo dois, Pinheiros e Flamengo se enfrentaram. Melhor para os paulistas que venceram por 4 a 1. Em seguida, os mesmos cariocas tinham os donos da casa, que contaram com o ginásio lotado e a torcida a favor, pela frente.
A Oi/Sogipa começou com tudo. Moacir Mendes Jr. venceu a primeira luta por imobilização. A seguir, Guilherme Luna empatou. Eduardo Santos foi o terceiro a subir no tatame: novo ippon por imobilização. O penúltimo foi Walter Santos. O sogipano carimbou a vitória sogipana, em três minutos de luta, com um ippon. Por último, Diego Santos foi punido por pegar na perna do seu adversário, porém, a vitória dos sogipanos já estava sacramentada.
Com a classificação já garantida, Pinheiros e Sogipa pouparam seus principais atletas. Entretanto, o duelo dos dois clubes tinha um ingrediente especial, a volta de João Derly, três anos depois, aos tatames da Sogipa. Voltando de lesão, João não resistiu ao seu adversário e foi imobilizado. Vitória do Pinheiros por 3 a 2 com os dois times classificados.
Ainda neste sábado, às 16h, acontece a segunda fase do Grand Prix. No Grupo 1 estão São Caetano, Sesc, Castelo Branco e Inhúmas. A Oi/Sogipa está no grupo 2, ao lado de Pinheiros, Minas Tênis Clube e Instituto Rogério Sampaio. FTC, Santo André, Flamengo e Jequiá foram eliminados. Os dois melhores de cada grupo disputarão a semifinal neste domingo, 6 de novembro, às 9h.
• Acompanhe
Siga os twitters @Sogipa e @judors para informações em tempo real
Na TV, os canais SporTV e Record transmitirão ao vivo no domingo.