Judô do Pan de Guadalajara começa no dia 26

Começou nessa sexta-feira a 16ª edição dos Jogos Pan-Americanos, em Guadalajara, no México. A competição reunirá cerca de 6 mil atletas de 42 países das Américas e ocorre até o dia 30 de outubro. Dentre os 36 esportes que distribuirão medalhas, está o judô. Mayra Aguiar, Maria Portela e Felipe Kitadai lutarão o Brasil e o RS.
Como uma das principais forças do continente, o Brasil chega como favorito ao Pan. O primeiro hajimê está marcado para o dia 26 e os confrontos ocorrem até 29.
Se nos últimos Jogos Pan-Americanos, no Rio, Mayra Aguiar era uma promessa, hoje ela não só é uma realidade, como também uma das principais forças do judô brasileiro. Em 2007, quando tinha 15 anos, surpreendeu e conquistou a medalha de prata. Desta vez, chega como uma das favoritas na categoria 78 kg.
Já Maria Portela, que voltou a treinar no Estado neste ano, destacou-se ao longo da temporada e está prestes a garantir sua classificação aos Jogos Olímpicos de Londres. Em ascensão no ranking internacional, ela chegará ao México após conquistar duas medalhas de prata seguidas em etapas da Copa do Mundo e lutará pela primeira vez no Pan.
Outro que debuta em Jogos Pan-Americanos é Felipe Kitadai, que chegou ao Rio Grande do Sul em março. Titular do peso 60 kg na Seleção, também pousará em Guadalajara como favorito.

Mayra Aguiar é favorita no Pan | Foto: Márcio Rodrigues / Fotocom.netA principal competição esportiva do continente começou na última sexta-feira. E as emoções do judô nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara terão início em 26 de outubro. Mayra Aguiar, Maria Portela e Felipe Kitadai representam o Rio Grande do Sul na Seleção Brasileira.

Os Jogos Pan-Americanos 2011 reúnem cerca de 6 mil atletas de 41 países, que brigam por medalhas até o dia 30 de outubro. São 36 modalidades em disputa.

Assim como na última edição dos Jogos Pan-Americanos, o Rio-2007, o Rio Grande do Sul terá três representantes. Novamente, o trio é da Oi/Sogipa, só que desta vez é formado terá maioria feminina: Mayra Aguiar, Maria Portela e Felipe Kitadai – quatro anos atrás havia sido Mayra, João Derly e Tiago Camilo.

Trio do RS chega forte

Em 2007, foram três medalhas: ouros com Derly e Camilo, e prata com uma então desconhecida Mayra. Agora, porém, ela quer mais: “Eu quero o ouro”, afirmou ela, que hoje é a número 4 do ranking mundial da categoria meio pesado.

Para Kitadai e Portela a motivação é a mesma. Ainda que os Jogos Pan-Americanos não valham pontos para o ranking mundial, que define os atletas olímpicos de Londres-2012, eles vão ao México em busca da vitória. “Sou competitivo, gosto de ganhar. Espero que no Pan seja assim também”, projetou o judoca da categoria ligeiro.

Portela quer fazer de Guadalajara uma prévia para Londres: “Meu principal objetivo são as Olimpíadas de Londres, em 2012. Entretanto, para chegar lá tenho que ir bem em Guadalajara”, vislumbra.

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *