O judô gaúcho perdeu neste domingo o sensei Kodansha Luís Escandiel, o Tatu, aos 83 anos. O corpo do professor será sepultado às 18h no Cemitério São Miguel e Almas, em Porto Alegre, onde ocorre seu velório, na capela 1. A Federação Gaúcha de Judô manifestou seu pesar pelo falecimento. Ele tinha mais de 60 anos dedicados à modalidade no Estado.
“É com pesar que a Federaçao Gaúcha de Judô noticia o falecimento de um dos seus professores mais antigos, o Kodansha Luis Escandiel. Em nome de seus filiados, a FGJ manifesta sua solidariedade com os familiares.”
“Além de todo o seu conhecimento, o professor Escandiel foi pai de um dos grandes atletas gaúchos de todos os tempos, Wilson Jorge Escandiel, o Tatuzinho”, relembrou o presidente da FGJ, Carlos Eurico da Luz Pereira. “É uma das famílias mais tradicionais do judô gaúcho, manifestamos todos os nossas homenagens.”
18 respostas
É uma grande perda não só para o Judô Gaúcho como para o Judô Nacional, descanse em paz SHIHAN e que Deus te acompanhe na sua nova etapa nos tatames celestiais, Osss!!!!
ESTE PROFESSOR KODANHA FOI UM MAIORES DO MUNDO, SEMPRE FOI DEDICADOS PELAS JUDOCAS GAÚCHAS NOS CURSOS DA fgj. ADORAVA O PROFESSOR QUANDO EU OBSERVAVA E ME ENSINOU COMO FAZER AS TÉCNICAS NOS CURSOS. FOI EXCELENTE ! DESEJO AO PROFESSOR TATU QUE ESTEJA PERTO DE JESUS E PAZ. VALEU, PROFESSOR TATU !
que demagogia essa federaçao….pois o grande mestre TATU….nao consta na lista do REGISTRO DOS KODANSHAS….não vale dizer que so consta quem esta em ativa,pois o grande mestre TATU estava na ativa ate ser hospitalizado…e tambem nao vale afirmar que so constam nomes de filiados que estao em dia com a anuidade,pois na lista ha faleicos…vamos parar de ser demagogos e homenagear os grandes mestres que fizeram realmente alguma coisa ao judo do RS….. como por exemplo o saudoso TATU
Obrigada a todos que prestaram a sua última homenagem ao meu querido avô.Ele foi um homem que a vida toda ensinou que o esporte muda a vida de qualquer um.É um grande orgulho ser neta e filha de dois dos grandes atletas do judô gaúcho.
Fui aluno do tatuzinho e tive contato direto com o KODANSHA TATU, duas personalidades incrível dentro e fora do tatame, que Deus o tenha, e força tatuzinho e familiares. Se sei algo sobre técnicas de judô mesmo sem pouco tenho muito a agradecer a familia Escandiel.
tive o enorme prazer de ouvir seus conhecimentos e ensinamentos, poucas vezes, mas o suficientes, a humildade apesar de sua enorme graduação, nunca humilhou seus alunos, sempre respeitou e sempre se dedicou na sua vida ao judô.
Agradeço a todos pelo reconhecimento.Gratidão e Carinho…Um abraço da neta do grande professor TaTu…
Tenho muito orgulho de ter sido amigo e afilhado do Sensei Luiz Escandiel, realmente um grande mestre digno da história do Judô .
Meu eterno agradecimento saudoso mestre .
rei-ho
Obrigada a todos judocas,pela linda homenagem dada ao nosso pai,que com certeza divina estará sempre nos protegendo,dentro e fora dos tatames!
Obrigada, Jane escandiel e familia.
A família Escandiel agradeçe profundamente a todos aqueles que se lembraram de nos mandar mensagens que o mundo judoísta nos enviou.Realmente é uma perca lamentável.Vira-se uma página no judô gaúcho.Uma página rica de cultura transmitida por um velho dinossauro do judô.A todos aqueles que o conheciam sabiam da sua verdadeira e autêntica forma de ser,mesmo não tendo um alto índice de intelectualidade conseguia se fazer entender através da sua forma simples de ser.Assim como eu,dezenas,centenas de atletas que tiveram a oportunidade de receber seus ensinamentos,realmente estamos todos enlutados.E espero,que a Federação Gaúcha reconheça-o como o verdadeiro KODANSHA que era,e inclua-o na sua relação de graduados.
Com abraço a todos,encerro aqui.
Domo Arigato,Wilson Escandiel,TATU Filho.
Minhas condolências à família Escandiel…dignos de todo o reconhecimento por parte família judoísta gaúcha….sem dúvida alguma perdemos um ilustre colaborador do judô.
Meus amigos venho lhes informar que a missa de sétimo dia do sensei Escandiel (Tatu) será;
Sábado dia 08/10/2011
Igreja Nossa Senhora da Saúde
Praça Guia Lopes Bairro Teresopolis
Horário 18h00
Levas contigo o meu amor e respeito! Porque podes acreditar que foi este e sempre sera meu pai…
Hoje é dia 11/02/2012. Apenas ontem fiquei sabendo da passagem do meu grande mestre TATU. Em nome de todos sos outros atletas que passaram pelas mãos do ilustre mestre, e que ainda não sabem ou não souberam de seu falecimento, me encarregarei de avisar desta perda irreparável. Irreparável pois o TATU, foi mais que um mestre. Foi amigo, parceiro, pai, e sabia nos transmitir sua generosidade e segurança, nos proporcionando um sentimento de bem estar e alegria. Era contagiante e enérgico, sempre de forma suave, apesar do sistema de onde fora criado e sua vida como um todo, que lhe impôs um grande esforço, coragem e robustez, cuja performance, lhe trouxe entre outras coisas, a trasnformação de uma pessoa extremamente carismática e bem quista no meio onde viveu. Perda lamentável, mas com certeza o velho e grande mestre TATU, terá o lugar mais alto do pódio celestial, para nos inspirar a todos, praticantes agora, ou não, do Judô, esporte este qu lhe deve o reconhecimento e respeito até mesmo pela sua divulgação e aceitação neste Estado. deve ser reconhecido pelos seu mérito em alavancar o esporte até então pouco praticado, e que ao mesmo tempo, TUATU aos poucos e com muita luta, chegou a formar e destacar grandes esportistas lutadores, que conquistaram destaque sendo campeões estaduais, sul brasileiro entre outras vitórias exitosas, vindas pelas mãos suadas e firmes do MESTRE TATU. Que seu caminho sirva de lição de forma permanente á todos os lutadores, e que sua pessoa seja reconhecida e valorizada pela Federação Gaúcha, a que sugiro colocar a foto do MESTRE TATU, em local bem visível e privilegiado já que se trata de uma autoridade no esporte, e que jamais será superada ou mesmo comparada com o mais moderno e cursado judoca que possa aparecer. Mestre TATU era único. Quero agradecer por este espaço, e que a familia Escandiael, na pessoa da Jane, e da Dna. Hilda e demais membros, saibam do meu imenso pesar pela notícia tida. À todos meus maiores sentimentos de solidariedade. Marlon Willrich
MEUS SENTIMENTO A FAMILIA DO SANSEI TATU,
MORO EM SÃO PAULO E QUANDO ERA ADOLESCENTE NA CIDADE DE ALVORADA, POR VARIAS VEZES MEU SANSEI DE JUDO SR. PAULO HEGG ME LEVOU PARA TREINAR COM O SANSEI TATU, E APRENDI MUITO SOBRE O JUDO COM ELE, E COM GRANDE PESAR QUE FIQUEI SABENDO DE SEU FALECIMENTO.
È com grande saudosismo e respeito que levo sua lembrança, foi meu primeiro sensei, e um grande mestre, o judo que me ensinou foi a o primeiro passo em um longo caminho de aperfeiçoamento pessoal, sempre deixou claro a importancia de uma boa queda ed ecomo o judo não deveria ser usado como instrumento de violencia e sim de pacifcação de mim mesmo, um grande oz a seus edeiros e um grato domoarigatogozaimaz, nammyororenguekyo…
sem contar que foi o primeiro tatuado que convivi.. que deus o tenha ..
Foi com grande tristeza que soube do falecimento de um dos grandes senseis do judô gaucho. Me sinto muito feliz por ter tido o privilégio em tê-lo nos treinos da federação transmitindo seus conhecimentos e suas histórias de vida bem como de sua companhia em muitas competições como árbitro. Tenho certeza que ele encontra-se em um lugar muito especial no céu.