Campeonato Pan-Americano de veteranos começa nesta sexta-feira

Quimonos de centenas de atletas que se credenciaram hoje | Foto: Tiago MedinaPorto Alegre será um dos polos do judô do continente até o próximo sábado. Além de ser a casa de destaques das categorias de base da Seleção Brasileira, a capital gaúcha sedia, pela primeira vez em sua história, o Campeonato Pan-Americano de veteranos, cujas lutas começam nesta sexta-feira, na Sogipa.
A programação do evento inicia já nesta quinta, com registro e pesagem dos atletas, e dura até o sábado, quando está programada a competição por equipes. A cerimônia de abertura está agendada para as 9h de sexta, com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Judô, Paulo Wanderley, e Vicent Griffo, presidente da Confederação do Canadá, que representa a Federação Internacional. As duas instituições, ao lado da Federação Gaúcha de Judô, são realizadoras do evento.
Porto Alegre recebe o Pan após três anos sediando o Sul-Americano da categoria. “Nos próximos anos, a Capital vai receber a Copa do Mundo e há os Jogos Olímpicos dois anos depois. Há uma necessidade de nos prepararmos para estes torneios internacionais. A FGJ está fazendo a sua parte”, afirmou o presidente da Federação Gaúcha, Carlos Eurico da Luz Pereira.
O dirigente destacou o fato de diversos competidores voltarem à Capital depois de terem lutado no Sul-Americano de anos anteriores. “É prazer perceber que têm voltado, e trazido mais amigos, porque sabem que aqui os torneios são bem organizados.”
Campeão Sul e Pan-Americano, o presidente da FGJ revelou o que leva atletas das categorias veteranas a lutar: “É a vontade de se sentir integrado ao mundo esportivo. Para mim, a categoria é um grande incentivo para os que estão começando a praticar judô”, comenta. “Não é porque se tem uns fios de cabelo branco a mais que se pendura o quimono. Esta competição é uma prova disso”, conclui.

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp

2 respostas

  1. Meus Parabéns Sensei kaká,
    É isso aí que se diz a respeito a ser um veterano de garra jamais pendurar o judogi se não fosse o senhor e os esforços de outros membros e professores sem citar nomes desde que o senhor está a frente de nossa federação jamais teriamos algum Campeão sul-americano veterano de shiai e importante dizer que o senhor também foi o pioneiro em incluir os katas nos sul-americanos de veteranos e tambem jamais teriamos na historia da federação gaucha uma dupla de kata bi-campeã sul-americana agradeço de coração as oportunidades oferecidas sendo que nunca fui um bom competidor de shiai hehehehe. Abraços e que Deus te ilumine e que esse Pan sejas um sucesso.
    Profº Roberson dos Passos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *