A poucas horas do início da disputa do Campeonato Pan-Americano de veteranos, em Porto Alegre, os centenas de atletas que vão participar do evento finalizam a sua preparação para o torneio antes de chegar à Capital. A programação do Pan começa na manhã de quinta-feira e se estende até a noite de sábado.
O torneio, que ocorre na Sogipa, é motivo para o argentino Juan José Rosales pisar pela primeira vez em solo brasileiro. “É uma grande oportunidade. Acredito que será uma experiência boa”, conta ele, inscrito no peso 90 kg da categoria M2. “Tenho me preparado há bastante tempo para estar aí”, continua o judoca da cidade de Chilecito, na província de La Rioja, norte da Argentina.
A principal motivação para trazer seu quimono ao Rio Grande do Sul é o “amor pelo judô”. “Somente tenho a agradecer a todas as pessoas que fizeram este trabalho e dedicaram tempo para preparar esta competição.”
Quem também está na mesma faixa etária de Rosales, mas uma categoria 81 kg é o brasileiro Sildomar Ivson Oliveira, da Associação Marcílio Moraes. Apesar de morar no mesmo país onde será realizado o Pan, ele fará uma viagem maior do que a do argentino. Morador de Recife, em Pernambuco, Oliveira atravessará o Brasil para lutar em Porto Alegre. “Espero encontrar, além do frio e da bela cidade, vários atletas de alto nível e uma excelente estrutura na organização da competição.”
Praticante de judô há 30 anos, Oliveira voltou a competir em 2009. Em Porto Alegre, ele lutará a sua primeira participação em evento internacional. “Estou motivado porque vai ser no meu país”, diz.
Para fazer bonito em solo gaúcho, o judoca pernambucano montou uma preparação especial. “Tenho nadado quatro vezes por semana e participo de diversas competições aqui no meu estado, pela categoria sênior”, revela ele, que pretende fazer do Pan uma plataforma para ambições maiores: “É a minha preparação para O Brasileiro deste ano e o Mundial 2012, que também será realizado aqui no Brasil”.
As delegações começam a chegar na capital gaúcha nesta quarta-feira. No dia seguinte, a partir das 8h, será feito o registro dos atletas. Em seguida terá início a pesagem. As lutas do Pan-Americano de veteranos têm previsão de início para as 9h de sexta. Os confrontos seguem até o sábado, na Sogipa.

8 respostas
Estou muito orgulhosa e feliz por ter o Brasileiro Pernambucano Sildomar Ivson de Oliverira nesta competição sei do seu esforço e garra tenho muita Fé em uma classificação.
Oliveira você é honra para os Pernambucanos VITÒRIA e que Deus te ajude , beijos.
A equipe do Amazonas também está na mesma expectativa,a primeira parte da equipe começa chegar na manhã de quinta e acreditamos que será uma bela competição e acima de tudo de um ótimo nível técnico como já é de costume.
Esse pernambucano – Sildomar Oliveira – tem uma bela história no judô. Retornou melhor do que quando mais jovem. Certamente será a primeira de muitas experiências internacionais.
Na torcida por um ótimo desempenho!
Mano, estamos juntos, sempre!
Abração!
Estou muito orgulhosa também, pelo meu judoca Sildomar Ivson Oliveira
– Vai com tudo amoor
estou na espectativa, torcendo por você
Sou da Bahia e ja estou aqui em Porto Alegre para participar deste importante evento do judô aqui no Brasil. Vladson Matos.
Sou de Barueri – SP, tenho certeza que o evento será um sucesso, pois esta sendo organizado, por pessoas extremamente competentes e dedicadas ao judô.
Toda Sorte do mundo ao atleta Sildomar Ivson, garra e determinação estão sempre presente em sua vida , além de muuuuita proteção divina. por isso Porto Alegre vai ter a oportunidade de ver um grande atleta no tatame
Nós aqui do SESC Casa Amarela estamos na torcida
Agradeço a Deus e a todos pelo apoio e parabenizo a FGJ pela excelente organização da competição. Volto a Recife com duas medalhas no peito (3º individual M2-81Kg e 2º por equipe Brasil B). Também foi ótimo rever alguns amigos e fazer outros tantos, dentre brasileiros, argentinos, venezuelanos, etc.
Um abraço a todos e até uma próxima oportunidade.