A Confederação Brasileira de Judô anunciou nesta segunda-feira a convocação dos atletas que defenderão o País no Campeonato Mundial sub-20. Dos 16 judocas, dois treinam no Rio Grande do Sul, Dione Barbosa e Afonso Baldigen. A competição ocorre de 3 a 6 de novembro, em Cape Town, na África do Sul.
Ambos atletas do Estado lutam pela Oi/Sogipa e, apesar da pouca idade, já carregam experiência internacional. Depois de se recuperar plenamente de lesões, Afonso é apontado como uma das promessas do judô gaúcho aos 19 anos. Em abril, lutando pela Seleção, foi o único brasileiro campeão da etapa russa da European Cup, um dos principais torneios das categorias de base do continente.
Já a pernambucana de nascimento Dione Barbosa chegou ao Estado no início do ano. Os ares do Sul lhe fizeram bem, porque ela praticamente ganhou tudo o que disputou desde que “se tornou gaúcha”. Dentre os títulos estão o Campeonato Brasileiro sub-20, o Troféu Brasil e, mais recentemente, o Pan-Americano sub-20.
Histórico vencedor
O Mundial sub-20 remete boas lembranças ao judô gaúcho. Foi nesta competição que judocas do Rio Grande do Sul despontaram internacionalmente. Até hoje, cinco atletas conquistaram oito medalhas no torneio. As primeiras ocorreram em 2000, quando João Derly sagrou-se campeão e Moacir Mendes Jr., bronze. Em 2002, Taciana Lima faturou a prata. Quatro anos mais tarde, Rochele Nunes foi bronze.
Atual número 4 do ranking olímpico na categoria médio, Mayra Aguiar é a recordista mundial de pódios da competição. São, nada menos, que quatro: dois bronzes (2006 e 2009), uma prata (2008) e um ouro (2010).
Uma resposta
Boa sorte aos judocas certamente irão fazer uma ótima competição ,e elevar ainda mais o judô do Brasil e do RS ,SSSHHHOOOSSSS……