A capital do chimarrão vai se transformar na capital do judô neste sábado. Cidade-símbolo de um dos mais tradicionais costumes gaúchos, Venâncio Aires receberá mais de 710 atletas, que disputarão o título de mais uma etapa do circuito estadual, que leva o nome do município da região dos Vales. A competição será no ginásio da Fenachim.
Até essa quarta-feira, 713 judocas de 33 clubes haviam confirmado as suas inscrições no evento, que começa às 9h15, com a categoria sub-17. A Caju responde por nada menos que 10% dos atletas, com 78 atletas. Campeã da Copa Tramandaí e do Campeonato Metropolitano, a equipe de Canoas tentará conquistar o seu terceiro troféu na temporada, igualando a Sogipa, vencedora de três torneios da Federação Gaúcha de Judô em 2011.
Outros dois clubes que também conquistaram dois títulos no ano, o GN União e a Physio, também terão delegação grande em Venâncio. Enquanto a equipe de Porto Alegre contará com 68 judocas, a de Bento Gonçalves vai ter 57 representantes.
“É muito satisfatório ver a elevada quantidade de atletas envolvida com a competição. Isso representa a vontade de todos em mostrar o seu melhor e de vencer. Quem ganha com isso é o judô gaúcho”, comenta o presidente da Federação Gaúcha de Judô, Carlos Eurico da Luz Pereira. Durante a semana, ele esteve reunido com o prefeito Airton Artus e o convidou para o torneio. Também está programado uma homenagem aos 40 anos do Gloc.
Paralelamente à competição da Copa Venâncio Aires, será disputada a seletiva para a formação da Seleção Gaúcha que lutará o Meeting Inter-Estadual de Florianópolis, em novembro. Os quatro melhores atletas de cada categoria representarão o Estado. Participam do certame em Santa Catarina atletas das categorias infantil e infanto-juvenil.
Confira:
Programação do evento